Saneago suspende cortes de água para clientes inadimplentes por 15 dias
Demanda foi solicitada pela Defensoria Pública; diretoria da empresa autorizou também a criação de um programa de renegociação de débito
A Defensoria Pública solicitou a Saneago e a Enel que, por conta da pandemia do novo coronavírus, que resultou a paralisação das aulas em todos os níveis educacionais, públicos e privados, dentre outras coisas, que se abstenham de suspender o fornecimento de água e energia “em razão de inadimplemento nas unidades consumidoras localizadas no Estado de Goiás pelos próximos 15 dias”. A empresa de saneamento acatou esta e outras medidas.
“Entre as medidas adotadas, a Saneago suspendeu os cortes de água para clientes inadimplentes durante o período de 15 dias, a partir da publicação do Decreto Estadual. A Diretoria autorizou ainda a criação de um programa de renegociação de débito, cujos critérios estão em fase de elaboração.”
Além disso, a empresa afirma que a prioridade é a operação contínua dos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário. “Equipes responsáveis pela produção de água, reservação e distribuição estão empenhadas em manter a regularidade do abastecimento.”
Ela aponta que serão mantidos os seguintes serviços essenciais: religação de água por corte indevido; fornecimento de água caminhão pipa; religação de água; parcelamento/financiamento de faturas; ordem de serviço de religação; reclamação sobre falta de água; reclamação sobre a qualidade água; reparo cavalete; vazamento de água; troca de registro de corte; desobstrução de esgoto; reposição de tampão do PV; instalação de Hidrômetro; reativação da ligação de água; ações emergenciais; retirada de entulho; e tapa buraco.
Em relação aos empregados, a companhia diz ter adotado medidas para garantir a segurança dos colaboradores, “como flexibilização de horário, sistema de revezamento e teletrabalho para atividades que possam ser realizadas de forma remota”.
Prevenção
A Enel, por sua, vez, informou que “como parte das ações de prevenção contra o novo Coronavírus, iniciou nesta semana a modalidade de smart working ou trabalho à distância para todos os seus funcionários que atuam nos Estados de Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, com exceção de atividades imprescindíveis à continuidade do serviço prestado aos clientes finais”. Segundo a empresa, a mesma revisou os processos e verificou o funcionamento à distância de sistemas e plataformas, nos últimos dias, a fim de assegurar a eficiência do trabalho remoto e a continuidade dos serviços.
“Ainda como parte das ações de prevenção e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Enel Distribuição Goiás suspendeu, temporariamente, o atendimento em todas as suas lojas presenciais, evitando aglomerações de pessoas.” A orientação é pela utilização dos canais digitais da empresa, seja pelo aplicativo Enel Goiás, ou mesmo pelo site da companhia.
Nesses locais, os clientes também podem acionar serviços como pedido de segunda via de conta, consulta de histórico de pagamentos, atualização de cadastro, autoleitura rural, pedido de ressarcimento por danos elétricos, solicitações de poda, reclamações sobre falta de energia, etc. Existe, ainda, o WhatsApp (21) 99601-9608.
Confira as notas na íntegra:
Saneago
“A Diretoria da Saneago, seguindo as medidas adotadas pelo Governo de Goiás no combate à propagação do Coronavírus, implantou ações para garantir a continuidade dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O trabalho visa ainda o prosseguimento do atendimento e a segurança de todos, clientes e empregados.
O Decreto Estadual 9633/2020 estabelece normas de enfrentamento da situação de emergência na saúde pública por um período inicial de 15 dias a partir de sua publicação. Assim, caso necessário, as ações do Governo de Goiás e da Saneago podem ser prorrogadas.
Serviços essenciais:
A prioridade é a operação contínua dos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário. Equipes responsáveis pela produção de água, reservação e distribuição estão empenhadas em manter a regularidade do abastecimento. O mesmo ocorre com a infraestrutura de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Os serviços essenciais que permanecem durante este período são:Religação de água por corte indevido;
Fornecimento de água caminhão pipa;
Religação de água;
Parcelamento/financiamento de faturas;
Ordem de serviço de religação;
Reclamação sobre falta de água;
Reclamação sobre a qualidade água;
Reparo cavalete;
Vazamento de água;
Troca de registro de corte;
Desobstrução de esgoto;
Reposição de tampão do PV;
Instalação de Hidrômetro;
Reativação da ligação de água;
Ações emergenciais;
Retirada de entulho;
Tapa buraco.Renegociação e corte:
Entre as medidas adotadas, a Saneago suspendeu os cortes de água para clientes inadimplentes durante o período de 15 dias, a partir da publicação do Decreto Estadual. A Diretoria autorizou ainda a criação de um programa de renegociação de débito, cujos critérios estão em fase de elaboração.Atendimento:
A Saneago está disponível para atendimento ao cliente por meio de canais não presenciais e gratuitos, sendo 24h pelo 0800 645 0115, site www.saneago.com.br e aplicativo para smartphones e das 7h30 às 17h30 pelas redes sociais: www.facebook.com/Saneagonarede, www.instagram.com/saneago e www.twitter.com/SaneagoNaRede. Neste período, o atendimento presencial está suspenso.
Empregados:
A Companhia adotou medidas para garantir a segurança dos colaboradores, como flexibilização de horário, sistema de revezamento e teletrabalho para atividades que possam ser realizadas de forma remota.”
Enel
“A Enel Brasil informa que, como parte das ações de prevenção contra o novo Coronavírus, iniciou nesta semana a modalidade de smart working ou trabalho à distância para todos os seus funcionários que atuam nos Estados de Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, com exceção de atividades imprescindíveis à continuidade do serviço prestado aos clientes finais.
A decisão vai ao encontro das diretrizes e instruções fornecidas pelas autoridades públicas brasileiras para restringir ao máximo a circulação e a aglomeração de pessoas, com o intuito de conter o avanço do vírus. Nos últimos dias, a companhia revisou processos e verificou o funcionamento à distância de sistemas e plataformas, para assegurar a eficiência do trabalho remoto e a continuidade dos serviços.
A empresa acrescenta que já havia cancelado todas as viagens internacionais e domésticas, excluindo as essencialmente necessárias ao negócio, além de eventos e treinamento internos, que só serão mantidos por meio de ferramentas virtuais.
Ainda como parte das ações de prevenção e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Enel Distribuição Goiás suspendeu, temporariamente, o atendimento em todas as suas lojas presenciais, evitando aglomerações de pessoas.
A empresa orienta que o atendimento continuará por meio dos canais digitais da empresa, que funcionam 24 horas por dia. Por meio do aplicativo Enel Goiás, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (https://apple.co/2MyhjVr) e Android (http://bit.ly/2yVF6Nd), os clientes da distribuidora podem ter acesso aos serviços de pedido de código de barras da segunda via das contas, atualização cadastral, autoleitura rural, ingresso de reclamações sobre falta de energia, além de consulta de débitos. Pelo site da companhia (www.enel.com.br), os clientes também podem acionar serviços como pedido de segunda via de conta, consulta de histórico de pagamentos, atualização de cadastro, autoleitura rural, pedido de ressarcimento por danos elétricos, solicitações de poda, reclamações sobre falta de energia, entre outros.
Os clientes da Enel também podem falar com a companhia por meio do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. Com a atendente virtual Elena é possível solicitar 2º via de conta, consultar débitos e comunicar falta de energia.
Além disso, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 62 01 96).
Sobre os serviços que até então eram realizados apenas nas lojas, como solicitação de nova ligação, os clientes poderão solicitá-los pela atendente virtual Elena, a partir da próxima semana.
Também no intuito de orientar os clientes a evitarem aglomerações de pessoas, a Enel reforça que o pagamento das contas pode ser feito pelo Internet Banking e ainda sugere que os clientes coloquem as contas em débito automático, para maior comodidade.
A Enel reforça que a operação de suas distribuidoras segue ocorrendo normalmente, com medidas adicionais de proteção para os funcionários que precisam continuar trabalhando para manter o serviço da companhia, que é essencial para a população.”