AJUDA SANTO ANTÔNIO

Sem previsão de chuva, Goiás segue com clima seco e temperaturas altas

Apesar da chuva que caiu no começo da tarde desta sexta-feira (20) em Jataí e…

Áreas com muitos prédios e pouca vegetação criam as Ilhas de Calor Urbano e são mais quentes
(Foto: Reprodução)

Apesar da chuva que caiu no começo da tarde desta sexta-feira (20) em Jataí e Rio Verde, o tempo para este final de semana segue seco e sem previsão de mais chuvas no Estado. É o que afirma Marna Mesquita, chefe de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Goiás. Segundo Marna, apesar de alguns sites de meteorologia terem apontado chuva para esses dias, dificilmente isso vai acontecer.

“Nos dias 5 e 16 deste mês, por exemplo, a umidade relativa do ar foi de apenas 8%. Na quinta-feira (19) foi de 10%. É uma porcentagem muito baixa, que indica a ausência de água na atmosfera, resultando em falta de chuva”, garante.

A chefe de previsão explica que a chuva tão comemorada pelos moradores da região sudoeste do Estado nesta sexta-feira foi causada por uma frente fria que está tentando chegar a Goiás, mas tem sido impedida pela massa de ar seco. “Se a umidade do Amazonas alinhar com a frente fria, a possibilidade de chuva aumenta”, afirma Marla.

Leitores do Mais Goiás enviaram vídeos da chuva que caiu em Rio Verde e Jataí na tarde desta sexta-feira (20).

Calor

A chefe do Inmet ainda conta que o município de Aragarças registrou uma das maiores temperaturas do Estado neste mês, com 41º nos dias 12 e 14. “Também no dia 14, a temperatura em São Miguel do Araguaia chegou a 42º e 40.8º em Porangatu. Goiás está há duas semanas com uma onde de calor. A média de temperatura para o mês de setembro no Estado está em 37º, sendo que o normal seria 33º”, conclui.