População

Senador Canedo é cidade que mais cresceu no país, diz Censo do IBGE

Canedo deu salto de 84,3% na população, a maior variação entre os municípios com mais de 100 mil habitantes

Liminar: Justiça decide contra paralisação geral de servidores da educação de Senador Canedo
Liminar: Justiça decide contra paralisação geral de servidores da educação de Senador Canedo (Foto: Prefeitura de Senador Canedo)

De uma cidade-dormitório de 64 mil habitantes a um município de economia própria e geração de empregos com mais de 155 mil moradores: esse foi o salto de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, nos últimos 12 anos, de acordo com dados do Censo Demográfico do IBGE de 2022.

A pequena cidade a menos de 20 quilômetros da capital do estado foi a que mais cresceu em termos de população entre 2010 e 2022 no país, segundo dados do Censo, considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes – em localidades de menor porte, variações bruscas no número de habitantes é mais comum.

Em Senador Canedo, o total de moradores quase dobrou entre 2010 e 2022, com um aumento de 84,3%.

Qual foi a região que mais cresceu no Brasil, segundo Censo 2022?

A cidade é um exemplo do dinamismo do Centro-Oeste, região que mais cresceu no país nos últimos 12 anos. Foi a única em que a expansão média da população superou 1% na média anual, em que pese estar se expandindo a um ritmo mais lento do que nas décadas anteriores, como de resto todo o país.

A região, que tem ganhado participação no PIB brasileiro em razão do avanço do agronegócio, teve um crescimento populacional de 1,23% ao ano.

Por que Senador Canedo foi a cidade que mais cresceu no Brasil?

Mas em Senador Canedo o agro não é a única explicação para o dinamismo populacional. O crescimento no número de habitantes e a transformação econômica da cidade goiana de apenas 34 anos estão ligados a uma base de distribuição de combustíveis da Petrobras, que chegou ao local em 1996.

Hoje, a subsidiária da Transpetro em Senador Canedo é o maior polo petroquímico do Centro-Oeste e a principal fonte de renda dos canedenses.