Síndica faz piada com Transtorno do Espectro Autista e gera revolta, em Valparaíso
Em vídeo, ela afirma aos risos e tom de deboche: "Eu deito no chão, porque sou autista, me sinto mais segura"
A sindica de um condomínio em Valparaíso teve vídeo postado nas redes sociais em que, junto com outras duas pessoas, faz piada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na gravação, ela afirma aos risos e tom de deboche: “Eu deito no chão, porque sou autista, me sinto mais segura.”
A autônoma e condômina Diele Paulino, 32 anos, afirmou ser uma ofensa direto à família dela, pois tem uma filha de 8 anos com autismo. Ela afirmou ao Correio Braziliense que já teve desentendimentos com a síndica e que antes do vídeo ser postado nas redes sociais, na última sexta (25), tinha feito uma reclamação à administração do condomínio.
Inclusive, Diele revela que, junto com outros moradores, fez um abaixo assinado para retirar a mulher do cargo. “Nas reuniões de condomínio, sempre a questionei muito, mas mantinha o respeito. Quando os vi debochando da minha filha, que é uma criança, fui pega se surpresa e me senti angustiada, pois é uma ofensa muito grande. Todos os moradores estão revoltados, tamanha a falta de respeito.”
Além disso, ela registrou boletim de ocorrência contra a síndica com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência. “Minha expectativa é que a justiça seja feita e que isso não aconteça com mais nenhuma criança com alguma necessidade especial. Espero que elas aprendam a viver a inclusão.”
Em nota ao veículo de comunicação, a síndica pediu desculpa e declarou que não tinha intenção de constranger famílias que tenham entes com TEA. “Não tenho a intenção de alimentar qualquer tipo de preconceito, a administração do condomínio não compactua com nenhuma forma de intolerância e cumpre ressaltar que esta gestão já realiza campanhas educativas. E para reforçar o meu compromisso como gestora que preza pelo respeito ao ser humano, promoverei campanha de luta contra o capacitismo.”