OFÍCIO

Sindicato dos Jornalistas pede que MP questione governo de Goiás sobre mudança da ABC

Governador decidiu transferir a Agência Brasil Central para Centro Cultural Oscar Niemeyer

Sindicato dos Jornalistas pede que MP questione governo de Goiás sobre mudança da ABC
Sindicato dos Jornalistas pede que MP questione governo de Goiás sobre mudança da ABC (Foto: Reprodução - Site CCON, Victor Ferreira)

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindjor) solicitou que o Ministério Público de Goiás (MPGO) questione o governo estadual sobre a mudança de local da Agência Brasil Central (ABC). Um ofício foi protocolado nesta segunda-feira (24).

Vale citar, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) decidiu transferir a ABC, que abriga TV e rádio estatais, do prédio localizado no Parque Santa Cruz para o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A justificativa seria economizar com aluguel, além de aproveitar a ligação entre projetos de cultura e comunicação. Além disso, a Secretaria de Saúde (SES), que já funciona no local, utilizaria a estrutura.

A mudança, contudo, gerou críticas dos segmentos, que demandaram ao Sindjor os questionamentos. De acordo com funcionários, já houve um grande investimento na atual sede e a economia não se justificaria a “longuíssimo” prazo.

Inclusive, diz trecho do ofício do sindicato: “Não é razoável que o Estado tenha investido recentemente cerca de R$ 36 milhões em melhorias na estrutura da TV e Rádio Brasil Central e que, sem justificativa plausível, vá jogar boa parte deste nosso dinheiro fora.”

E mais: “Existem construções que são feitas para um fim específico. Assim é o prédio da ABC. Feito e equipado especificamente para uma estrutura de comunicação. Certamente a adaptação do prédio do CCON para receber uma TV e ainda o desmonte de uma complexa estrutura de TV para se tornar espaço burocrático da Secretaria de Saúde, terá um custo muito maior do que manter a TV em sua atual e específica estrutura e destinar, por exemplo, o prédio da antiga gráfica do Estado, ao lado da SES, para o fim pensado.”

Dito isto, o Sindjor pede ao procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, que solicite ao Estado informações sobre o real valor investido na ABC nos últimos oito anos; o custo total estimado da reforma necessária para a mudança da ABC para o prédio do Centro Cultural Oscar Niemeyer; o custo estimado para adaptação do prédio da ABC para ser usado pela SES; e custo estimado para adaptação do prédio da antiga gráfica do estado para uso pela SES.

O Mais Goiás procurou a PGE para comentar ofício e aguarda retorno. Este texto poderá ser atualizado.