Sindicato dos Jornalistas pede que MP questione governo de Goiás sobre mudança da ABC
Governador decidiu transferir a Agência Brasil Central para Centro Cultural Oscar Niemeyer
O Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindjor) solicitou que o Ministério Público de Goiás (MPGO) questione o governo estadual sobre a mudança de local da Agência Brasil Central (ABC). Um ofício foi protocolado nesta segunda-feira (24).
Vale citar, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) decidiu transferir a ABC, que abriga TV e rádio estatais, do prédio localizado no Parque Santa Cruz para o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A justificativa seria economizar com aluguel, além de aproveitar a ligação entre projetos de cultura e comunicação. Além disso, a Secretaria de Saúde (SES), que já funciona no local, utilizaria a estrutura.
A mudança, contudo, gerou críticas dos segmentos, que demandaram ao Sindjor os questionamentos. De acordo com funcionários, já houve um grande investimento na atual sede e a economia não se justificaria a “longuíssimo” prazo.
Inclusive, diz trecho do ofício do sindicato: “Não é razoável que o Estado tenha investido recentemente cerca de R$ 36 milhões em melhorias na estrutura da TV e Rádio Brasil Central e que, sem justificativa plausível, vá jogar boa parte deste nosso dinheiro fora.”
E mais: “Existem construções que são feitas para um fim específico. Assim é o prédio da ABC. Feito e equipado especificamente para uma estrutura de comunicação. Certamente a adaptação do prédio do CCON para receber uma TV e ainda o desmonte de uma complexa estrutura de TV para se tornar espaço burocrático da Secretaria de Saúde, terá um custo muito maior do que manter a TV em sua atual e específica estrutura e destinar, por exemplo, o prédio da antiga gráfica do Estado, ao lado da SES, para o fim pensado.”
Dito isto, o Sindjor pede ao procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, que solicite ao Estado informações sobre o real valor investido na ABC nos últimos oito anos; o custo total estimado da reforma necessária para a mudança da ABC para o prédio do Centro Cultural Oscar Niemeyer; o custo estimado para adaptação do prédio da ABC para ser usado pela SES; e custo estimado para adaptação do prédio da antiga gráfica do estado para uso pela SES.
O Mais Goiás procurou a PGE para comentar ofício e aguarda retorno. Este texto poderá ser atualizado.