SAÙDE

Sistema monitora internações por coronavírus em Aparecida

Uma das principais preocupações durante a pandemia do novo coronavírus é a quantidade de leitos…

Atualmente, a rede estadual tem 25 leitos de enfermaria destinados à Covid-19 e 50 para UTI (Foto: Ênio Medeiros)

Uma das principais preocupações durante a pandemia do novo coronavírus é a quantidade de leitos disponíveis em unidades de saúde públicas e privadas. Para ajudar com a gestão dos recursos, Aparecida de Goiânia implantou um sistema de monitoramento das internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dele, é possível fazer acompanhamento detalhado, em tempo real, de todas as internações decorrentes de síndromes respiratórias e coronavírus.

O serviço é realizado por uma empresa especializada em gestão de informações clínicas e epidemiológicas de leitos hospitalares e foi contratado no início do ano. A partir do sistema analisa-se o perfil dos pacientes, o tempo de internação de cada um e a recuperação do estado de saúde. Também é possível comparar a evolução clínica com a média mundial de pessoas com perfis semelhantes.

A administração municipal detalha ainda que é possível visualizar, em um único painel, todos os leitos do SUS na cidade, estejam eles em instituições públicas ou privadas conveniadas. É possível também checar quais estão ocupados, por qual pessoa e a evolução do quadro de cada paciente. “Com o surgimento da pandemia, a empresa contratada desenvolveu um filtro só para Coronavírus e Síndromes Respiratórias. Dessa forma, a Secretaria tem acompanhado todas as internações e o desenrolar dos casos”, informa o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

O sistema gera dados referentes aos leitos do Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), Maternidade Marlene Teixeira, UPA Brasicon, Buriti e Flamboyant e hospitais conveniados com a Prefeitura: Huapa, São Silvestre e Santa Mônica.

Segundo a prefeitura de Aparecida, a cidade é a primeira em Goiás a adotar a tecnologia, que é utilizada nos hospitais de excelência no Brasil e na Europa.

Números na cidade

Segundo a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, no município há um caso confirmado: um homem de 69 anos, com histórico de viagem à Itália. Ele ficou em isolamento domiciliar, sendo acompanhados diariamente por equipe da Secretaria de Saúde, e já está curado. Todos os familiares e contatos dele também foram acompanhados e não houve transmissão local do vírus.

Foi informado que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) havia analisado 89 amostras para diagnóstico da Covid-19 no município. Dessas, 68 apresentaram resultados negativos, 1 confirmado e 20 amostras de casos suspeitos ainda estão em análise no laboratório.

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia ainda informou que no último sábado (4), três casos confirmados como do município passaram a ser considerados de Goiânia, devido à duplicidade de endereços.