Cidades

Só retiram faixas que criticam os vereadores?

Ok, existe o Código de Posturas de Goiânia. Ok, o mesmo prevê em quais ocasiões…

AMMA retira faixas com críticas a vereadores que aprovaram IPTU (Foto: Reprodução - Instagram)

Ok, existe o Código de Posturas de Goiânia.

Ok, o mesmo prevê em quais ocasiões e em quais pontos da cidade podem ser estendidas faixas.

Ok, as faixas criticando os vereadores que votaram para a aprovação do Código Tributário infringiam a lei municipal.

Ok, a Amma cumpriu seu papel e retirou as faixas críticas.

Ok… Calma aí, ok é o cacete!

Não se percebe a mesma eficiência da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para retirar aquelas faixas elogiosas de vereadores para prefeitos. Pagas normalmente com verbas de gabinete, ou seja, dinheiro público, esse material emporcalha a cidade por semanas e não há a mesma agilidade da Amma para resolver esse problema.

Todos sabemos que o ponto central aqui não é a presença de faixas em pontos irregulares da cidade, mas sim o conteúdo das mesmas.

Se o tom é elogioso masturbatório, quando o próprio vereador usa a faixa para dizer que a população do bairro lhe agradece, não há urgência alguma na retirada. Quando a faixa é usada para dizer que os parlamentares são “traidores do povo”, ameaça de “surra nas urnas”, diz quem é o “inimigo da gente” ou lembra que o prefeito Crivella não se reelegeu no Rio de Janeiro, o material não fica exposto por muito tempo.

Estamos falando de uma questão política. E a política mostra que para o material elogioso há uma complacência em relação à lei municipal que não existe quando o tom da faixa é crítico ou de cobrança.

Não são poucas as reclamações de goianienses que quando precisam dos serviços da Amma, principalmente se o problema for de perturbação do sossego com som de igrejas ou bares, ficam desamparados. Adorei a sugestão que ouvi: basta que você diga que colocaram uma faixa criticando um vereador e o prefeito na porta do local barulhento. A Amma aparecerá rapidinho. E, quem sabe, autuará o local que excede nos decibéis e lhe tira a paz com o som alto.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução – Instagram