SEM AUMENTO

Tarifa de água não terá reajuste durante pandemia, diz Saneago

A Saneago não irá reajustar a tarifa de água no estado em 2020. O anúncio…

73 bairros de Goiânia e Aparecida poderão ficar sem água nesta terça (28); Confira a lista

A Saneago não irá reajustar a tarifa de água no estado em 2020. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Ricardo Soavinski, em uma live transmitida pelas redes sociais nesta terça-feira (26) e endossado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), presente na ocasião.

De acordo com Ricardo, a empresa realizou estudos de reajuste da tarifa, o que é de praxe a cada quatro ou cinco anos, no mês de junho. Entretanto, ele ressaltou que não haverá qualquer aumento por causa da pandemia do coronavírus.

“No meio de uma pandemia, não cabe, quando a gente suspende o corte por não pagamento, fazer um reajuste. Não é o caso”, disse o presidente.

Ricardo ressaltou ainda que foi aprovada apenas uma metodologia de revisão junto à Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). Entretanto, ele não descartou um aumento depois da pandemia.

Suspensão do corte e renegociação das tarifas

Ricardo comentou ainda que a decisão de suspender o corte de água durante a quarentena está mantido. O presidente afirmou que a Saneago já possui um programa de renegociação das dívidas contraídas neste período, mas que ele só será colocado em prática no futuro.

O programa terá modificações com relação aos anteriores. Além do tamanho da dívida, serão também avaliadas questões como a o índice socioeconômico dos inadimplentes. “Só no final da pandemia é que vamos ter clareza de como vai funcionar”, disse Ricardo.

O presidente pontuou também que, apesar da suspensão do corte, o índice de inadimplência vem caindo. “No início, tivemos uma inadimplência alta, mas depois a população ouvi o recado do governador e o nosso. Já caiu bem a inadimplência, mas ainda afeta um pouco a companhia. […] Quem puder, mantenha os pagamentos em dia. A Saneago funciona exclusivamente a partir dos recursos da tarifa”, concluiu.