Justiça em Goiás

TJ-GO elege novo presidente do órgão para o biênio 2019/2021

O Tribunal de Justiça de Goiás – TJ-GO elegeu nesta quarta (28), por maioria de…

O Tribunal de Justiça de Goiás – TJ-GO elegeu nesta quarta (28), por maioria de votos, o desembargador Walter Carlos Lemes para a presidência do órgão. Ele é o atual corregedor-geral da Justiça e irá assumir as funções para o biênio 2019/2021. A posse acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2019.

Além de Walter, foram escolhidos também Nicomedes Domingos Borges para vice-presidente e Kisleu Dias Maciel Filho para o cargo de corregedor-geral da Justiça. Todos foram eleitos pelo Tribunal Pleno, composto pelos 36 desembargadores que integram o TJ-GO.

O presidente eleito tem 71 anos, é natural de Bela Vista e tem 37 anos de exercício da magistratura. Ele acredita que é fundamental manter o diálogo, o respeito e a harmonia entre os três poderes. “Pretendemos estabelecer relações harmônicas com todos os Poderes na nossa gestão, pois acredito que somente assim será possível alcançar resultados efetivos, valorizando, antes de tudo, o diálogo aberto e o respeito”, ressaltou.

O que faz o presidente do TJ-GO?

As atribuições do presidente do TJ-GO são descritas no artigo 16 do regimento interno do órgão. Entre as 48 tarefas descritas estão a de superintender e representar permanente o poder judiciário do estado.

Cabe a ele também dar posse aos desembargadores, aos magistrados do 1º grau de jurisdição, aos Auditores da Justiça Militar, ao Secretário-Geral da Presidência e ao Diretor-Geral da Secretaria.

Além disso, é o presidente do TJ-GO que nomeia, exonera, demite, aposenta, concede licenças, e pratica outros atos de administração relativos a serventuários e servidores do Poder Judiciário.