AEROPORTO

Turismo estuda destinos internacionais para o Aeroporto de Goiânia

Agora que o Aeroporto Santa Genoveva obteve autorização para receber e sediar viagens internacionais, o…

Agora que o Aeroporto Santa Genoveva obteve autorização para receber e sediar viagens internacionais, o governo do estado pretende retomar tratativas para que companhias áreas liberem voos diretos para Goiânia. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma que irá retomar conversas com representantes de companhias aéreas de Portugal, do Panamá e da Argentina.

“Eu havia conversado com uma companhia aérea Portuguesa, uma panamenha e uma Argentina. Vou retomar as negociações e oficialmente apresentar os nossos números. Quase 50% das pessoas que vão para Portugal saindo de Brasília, saem de Goiânia, para demonstrar que nós temos demanda”, relata o presidente.

Amaral ressalta que a internacionalização é um elemento importante para a retomada as atividades de turismo no estado, que foram, segundo ele, bastante impactadas pela crise da covid-19. “Goiânia, pelo potencial que tem, em breve terá voos internacionais. A abertura é um elemento importante, mas por enquanto, o mundo inteiro ainda está parado; acompanhamos os fluxos e acreditamos que as viagens serão afetadas enquanto não tivermos uma vacina”.

A expectativa do Governo é que a internacionalização resulte na duplicação de oportunidades de emprego. “É um processo, conseguimos internacionalizar. Agora, nossa equipe trabalha para trazer empresas”.

Cargas

Goiânia já começa a receber voos de cargas. Autoridades reforçam que o primeiro voo internacional para Goiânia será ocorrerá na terça-feira (25), com aeronave saindo da Argentina. “Amanhã teremos o primeiro voo internacional, vamos receber uma UTI aérea vinda da Argentina que desce aqui. Isso quer dizer que não teremos voos regulares de imediato, mas vamos lutar por isso”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Adonídio Neto.

A Infraero atendeu pedido da Receita Federal e investiu R$ 185 mil para dar mais conforto aos 280 a 300 passageiros que podem chegar em um único voo internacional. A área internacional do aeroporto contará com equipamentos de reconhecimento facial e cães farejadores para ajudar no trabalho de combate ao tráfico internacional de drogas.

Inauguração

Nesta segunda-feira (24), o salão de embarque e desembarque internacional foi inaugurado. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), visitou, ao lado de várias autoridades, áreas de desembarque e estrutura da Receita Federal. Caiado relatou que o processo de recebimento de voos e cargas internacionais é gradativo. Ele espera que o resultado final seja aumento de emprego e renda.

“Os segmentos de Turismo, Lazer e transporte aéreo estão entre o que mais foram penalizados [pela crise do coronavírus]. Todos os secretários ligados ao Turismo estão em contato com as empresas para que tenhamos uma conexão, mas o mundo todo ainda está parado. A retomada é gradativa. A abertura para voos internacionais facilita o processo, de modo que Goiânia poderá interagir com todo o mundo sem cidades intermediárias”, afirmou Caiado.

Relembre

Decreto da União, publicado no último dia 20/8, reconheceu o Aeroporto Santa Genoveva como internacional. De acordo com o documento, a estrutura da capital designada para operações regulares e não regulares, por prazo indeterminado. Consta ainda que o período de abertura ao tráfego aéreo internacional será ininterrupto.

Outro ponto destacado é que as operações internacionais estão autorizadas para os serviços aéreos públicos regulares e não regulares, incluído táxi aéreo e aviação geral. Segundo o texto, deve haver comunicação prévia de no mínimo seis horas de antecedência para pousos e decolagens no aeroporto de Goiânia.

Em 30 de julho, o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia foi alfandegado de acordo com os atos declaratórios da Receita Federal.