Gastronomia

UEG cria Núcleo de Estudos da Cerveja

Em iniciativa pioneira no país, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) decidiu investir em um…

Em iniciativa pioneira no país, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) decidiu investir em um produto que vem se popularizando nos últimos anos: as cervejas artesanais. O curso de gastronomia do Câmpus Pirenópolis da universidade está se preparando para a criação do Núcleo de Estudos da Cerveja, que permitirá a inclusão de disciplinas sobre a produção da bebida na matriz do curso.

Para tanto, o câmpus fechou uma parceria com a Escola da Cerveja, do Rio Grande do Sul e em breve terá início a formação dos docentes, que, em seguida, poderão ministrar aulas aos estudantes.

Segundo a diretora do câmpus, Nadja Alcântara, o curso de formação terá duração de três meses, e será ministrado por Marcelo Scavone, da Escola da Cerveja. “A expectativa para a abertura do Núcleo entre os estudantes é grande, um aluno passou dez horas no laboratório de fabricação”, conta a diretora.

Além de ensinar a produção artesanal da bebida, o Núcleo de Estudos da Cerveja também terá espaço para o desenvolvimento de pesquisas. “Vamos pesquisar não apenas a fabricação e saborização, mas também outros usos da cerveja e seus componentes na gastronomia, como a fabricação de pães”, explica Nadja.

O câmpus Pirenópolis oferece o curso de Gastronomia desde 2006 e recebe 40 estudantes a cada ano. O curso forma profissionais que atendem a indústria do turismo em todo país e, agora, inova ao dedicar parte da formação ao estudo da cerveja: “o mercado precisa desse profissional para a produção de cerveja artesanal”, destacou Nadja.

De acordo com a diretora, não existem cursos nessa área em Goiás, a UEG é pioneira. A maioria dos cursos se concentram na região sul do país e, mesmo assim, são livres e de curta duração. É a primeira vez que o produto chega à universidade.

A instalação do Núcleo de Estudos da Cerveja é mais um resultado da parceria entre a universidade e o Festival Piri Bier, que proporcionou a doação dos equipamentos para produção da bebida. Na edição deste ano do evento, a UEG estará presente, promovendo a degustação de uma cerveja de fabricação própria.