Vacina bivalente contra Covid-19 chega a pessoas com comorbidades em Goiânia e Aparecida
Pessoas têm que ter pelo menos 12 anos de idade
As prefeituras de Goiânia e Aparecida estenderam a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades nesta segunda-feira (13).
A capital convocou aqueles que têm entre 12 e 59 anos. Não é preciso comprovar a doença, basta relatar.
A exemplo de outras vacinas contra a Covid-19, as doses da bivalente seguem sendo disponibilizadas em 72 salas de vacina de Goiânia. Nos finais de semana e feriados, são três locais: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Urias Magalhães e Ciams Doutor Domingos Viggiano, antigo Ciams Jardim América. O atendimento é sempre das 8h às 17h.
Aparecida
Para vacinar em Aparecida, a pessoa com comorbidade deve ter pelo menos 12 anos de idade e já ter recebido duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses. É necessário ainda apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF e, se possível, o cartão de vacinação.
Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Pessoas com comorbidades não precisam comprovar com documentos a situação, sendo suficiente a autodeclaração.
Confira a relação de comorbidades listada para vacinação com a bivalente:
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Diabetes mellitus
-Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas - Doença hepática crônica
- Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
- Doença renal crônica
- Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Obesidade mórbida
- Pneumopatias crônicas graves
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Síndromes coronarianas
- Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
- Valvopatias