Fique atento

Vai viajar no Carnaval? Veja como se proteger de golpes em hospedagens

É importante verificar a autenticidade dos serviços oferecidos antes de fechar qualquer negócio

Veja como se proteger de golpes em hospedagens no Carnaval (Foto: Agência Brasil)
Veja como se proteger de golpes em hospedagens no Carnaval (Foto: Agência Brasil)

Por Leonardo Calazenço, do Mais Goiás

A chegada do Carnaval deve movimentar a rede hoteleira em Goiás. E de acordo com dados da plataforma de acomodações Airbnb, a busca por hotéis, casas e apartamentos locados deve aumentar em torno de 136% no País neste período.

E com o aumento da procura cresce também os golpes, principalmente em hospedagens. Em entrevista ao Mais Goiás, o advogado José Antônio Pires, especialista em Direito Condominial, orienta a população sobre os cuidados na hora de escolher o local de sua estadia.

O advogado explica que antes de fechar qualquer negócio é importante buscar referência sobre o local e pesquisar sobre o locador, principalmente em época de Carnaval.

O especialista reforça ainda a necessidade de se verificar a autenticidade dos serviços oferecidos. “O consumidor deve ficar atento aos falsos anúncios na internet. É ideal que o locatário verifique se o imóvel existe seja pelo endereço, CNPJ, ligações telefônicas ou até uma visita ao local, se possível”, destaca.

Dicas

Conforme explica o advogado, durante o Carnaval é importante estar atento e se proteger contra esse tipo de golpe. O especialista dá dicas para ajuda-lo a evitar problemas. Confira:

  1. Pesquisar e reservar com antecedência: Planejar a hospedagem com antecedência, pesquisando hotéis confidenciais e verificando as avaliações de outros hóspedes e evitar reservar em sites desconhecidos ou sem avaliação.
  2. Verificar as especificações do site: Ao reservar de forma online, certificar que está no site oficial do hotel ou em um site de reservas confiável, e ficar atento a sites falsos que podem se passar por hotéis legítimos.
  3. Desconfiar de ofertas mais ”baratas”: Se uma oferta de hospedagem parecer muito barata ou prometer benefícios exagerados, desconfie. Golpistas muitas vezes usam preços tentadores para atrair vítimas.
  4. Utilizar métodos de pagamentos seguros: Ao fazer uma reserva, utilize métodos de pagamentos seguros, como cartão de crédito e transferência bancária direta ou pagamento em dinheiro.
  5. Manter-se informado sobre políticas de cancelamento: Ler atentamente as políticas de cancelamento do hotel antes de fazer uma reserva. Isso ajuda você a entender seus direitos em caso de imprevistos.
  6. Confirmar sua reserva diretamente com o hotel: Após fazer uma reserva online, entre em contato com o hotel por telefone ou e-mail para confirmar sua reserva.
  7. Seja atento a e-mails de phishing: Golpistas podem enviar e-mails falsos e se passar por hotéis, solicitando informações pessoais ou de pagamento.
  8. Verificar as informações de contato do hotel: Antes de chegar ao seu destino, verifique as informações de contato do hotel, como endereço físico e número de telefone.
  9. Contrato do imóvel: Para garantir a segurança da locação, documente todas as negociações com o locador, desde anúncio, conversas e até o contrato do imóvel.