FESTIVAL IMAGINÁRIA

Brasil tem primeiro festival online dedicado aos fotolivros

Se um álbum de fotografias já é capaz de ilustrar momentos marcantes, imagine um livro…

Festival Imaginária fotolivros
Festival Imaginária

Se um álbum de fotografias já é capaz de ilustrar momentos marcantes, imagine um livro completamente dedicado a elas? Os fotolivros são como os álbuns, mas apresentam as fotografias impressas em suas páginas, com alta qualidade e, normalmente, contam uma história sem precisar de texto. Para ampliar a visibilidade e circulação de publicações fotográficas, acontece no Brasil a primeira edição do Festival Imaginária.

Organizado pela Lovely House, o objetivo do evento é também promover um espaço de reflexão, onde expositores podem organizar apresentações e falar sobre seus títulos, em conversas com autores. Também é uma oportunidade para promover debates sobre livros e zines de fotografia.

O evento acontecerá entre os dias 24 e 28 de março (quarta a domingo) e poderá ser acompanhado gratuitamente, pela plataforma do Festival Imaginária (clique aqui), que promoverá uma feira do livro, ciclos de conversa e até premiação.

Festival Imaginária fotolivros

(Foto: Divulgação)

Para se ter ideia, o festival reunirá mais de 40 expositores, com mais de 400 fotolivros de autores nacionais e internacionais. A iniciativa é inédita no Brasil, mas vale lembrar que já acontece em outras partes do mundo, a exemplo Istanbul Photobook Festival, na Turquia, ou ainda o Paris Photo, na França, entre tantos outros.

Segundo José Fujocka, que é cofundador, curador e um dos organizadores do evento da Lovely House: “O fotolivro assume um lugar de registro físico e memória para posterioridade. Além disso, diante de um tempo cada vez menor de observação das imagens por conta da dinâmica das mídias e do tempo publicitário, o fotolivro, com seus diferentes formatos e linguagens, é um convite para a contemplação da fotografia”, conclui.

As editoras e autores independentes que participarão do evento, também poderão comercializar suas obras, além de participarem da exposição. Ao longo do Festival Imaginária, será exibida uma maratona de edição de imagens, uma roda de conversas com editores e pensadores, trazendo reflexões sobre a publicação impressa e a fotografia contemporânea e muito mais.

A premiação contará com um concurso de “bonecos” (prova impressa de um arquivo, que simula como deverá ficar em sua forma final), nas categorias de fotolivros e fotozines. De acordo com Fujocka: “Os primeiros lugares em cada categoria serão publicados pela Lovely House Editora, enquanto o segundo e o terceiro lugares na categoria Fotolivros receberão uma bolsa de residência artística realizada em formato on-line“.

O evento é totalmente gratuito para visitantes e participantes e está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pelo Edital ProAC Expresso Lab da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo.

Leia também: