Cidade de Goiás

Cidade de Goiás se prepara para receber 24ª edição do Fica

Evento terá como tema os biomas Cerrado e Amazônia, vai contar com mostras competitivas, programação cultural e formativa diversificada, homenagens e grandes shows musicais

Cidade de Goiás se prepara para receber 24ª edição do Fica
Foto: Divulgação

A cidade de Goiás se prepara para receber a 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontecerá de 13 a 18 de junho. Com o tema “Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, um Só Futuro”, o evento promete uma programação diversificada e envolvente, abordando questões ambientais e sociais dessas duas importantes regiões brasileiras.

O Fica é realizado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE). Além disso, conta com a colaboração da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

O tema escolhido para esta edição destaca a interdependência e os desafios enfrentados pelo Cerrado e pela Amazônia. As mudanças no uso da terra no Cerrado têm impactos diretos na Amazônia, afetando seus ecossistemas e o ciclo da água. Compreender e abordar essa relação é essencial para a preservação e o futuro dessas regiões.

O festival contará com mostras competitivas de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, divididas em três categorias. Destaque para a Mostra Internacional Washington Novaes, com seis longas-metragens e oito curtas-metragens selecionados, incluindo produções goianas. A Mostra do Cinema Goiano exibirá 14 filmes, enquanto a Mostra Becos da Minha Terra apresentará dez obras produzidas na cidade de Goiás.

Uma das atrações especiais do Fica será a avant première brasileira do filme “A Flor de Buriti”, dos diretores João Salaviza e Renée Nader, premiado no Festival de Cannes deste ano. O filme retrata a resistência do povo Krahô, no norte do Tocantins, e será exibido em uma sessão especial no dia 17 de junho.

Além das mostras cinematográficas, o festival também oferecerá uma variedade de atividades, como minicursos, oficinas e laboratórios de cinema, conferências, mesas de debate e rodas de conversa. Destaca-se a participação do renomado documentarista João Moreira Salles, que falará sobre a Amazônia com base em sua experiência vivendo na floresta, que resultou no livro “Arrabalde – Em Busca da Amazônia”.

A programação cultural do Fica inclui shows musicais de artistas de renome nacional e internacional. Maria Rita, Criolo e a Orquestra Filarmônica de Goiás, em parceria com Roberto Menescal e Wanda Sá, são alguns dos destaques musicais que se apresentarão durante o festival.

Na cerimônia de abertura, será realizada uma homenagem ao indigenista brasileiro Bruno Araújo e ao jornalista britânico Dom Phillips, ambos assassinados em 2022 durante uma viagem pelo Vale do Javari, no Amazonas. Além disso, o artista plástico Carlos Sena será homenageado, e uma escultura de sua autoria será utilizada na identidade visual do festival.

Uma novidade deste ano é a plataforma de streaming do Fica, na qual pessoas de todo o mundo poderão assistir aos filmes da mostra competitiva e votar em suas produções favoritas. O acesso é gratuito e estará disponível no site do festival.

Serviço

24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Quando: 13 a 18 de junho

Local: Cidade de Goiás, Goiás.

Informações: www.fica.go.gov.br

Streaming:  https://ficatv.com.br/