TEATRO

Espetáculo virtual ‘Dez por Dez’ reúne Ângela Vieira, Denise Fraga e mais

Acontece até o dia 21 de julho (quarta-feira), a temporada do espetáculo teatral “Dez por…

Espetáculo Dez por Dez
Atriz Angela Vieira integra o elenco (Foto: Divulgação)

Acontece até o dia 21 de julho (quarta-feira), a temporada do espetáculo teatral “Dez por Dez”, que vem fazendo grande sucesso em todo o país e traz um elenco de peso, formado por dez atores consagrados no cenário brasileiro.

Desenvolvida pelo Teatro Unimed, a peça aborda a complexidade da natureza humana, apresentando em episódios de dez minutos, uma adaptação da coleção de monólogos originais escritos pelo roteirista, cineasta e dramaturgo Neil LaBute (de filmes como Na Companhia de Homens, Enfermeira Betty e Morte no Funeral).

O espetáculo é completamente gratuito e pode ser acompanhado pelo site do Teatro Unimed (clique aqui). A adaptação é dos Irmãos Leme – Guilherme Leme Garcia e Gustavo Leme – que reúnem um time que dão vida a personagens homens e mulheres, na faixa dos 20, 30, 40, 50 e 60 anos de idade, que vivem seus dilemas e diferentes fases da vida.

Com elenco formado por Angela Vieira e Leopoldo Pacheco (60 anos), Denise Fraga e Eucir de Souza (50 anos), Pathy Dejesus e Bruno Mazzeo (40 anos), Chandelly Braz e Ícaro Silva (30 anos) e Luisa Arraes e Johnny Massaro (20 anos), a estética original foi mantida, com planos sequência e câmera parada, fotografia minimalista em preto e branco, entre outros.

Sobre Dez por Dez

Espetáculo Dez por Dez

Luisa Arraes integra o elenco (Foto: Divulgação)

Dono de um texto ágil, engenhoso e bastante sarcástico, LaBute – autor original da obra – busca retratar a sociedade atual por meio de personagens densos e complexos, que contam histórias, muitas vezes pessoais, sobre amor e luxúria.

Na versão brasileira do texto, tudo foi adaptado para nossa realidade, exibindo um formato dinâmico, moderno e com um belo conteúdo dramatúrgico. Assim, a “Dez por Dez” apresenta personagens fortes e temas instigantes, que promete prender a atenção da plateia virtual do início ao fim.

A peça dá continuidade ao projeto Teatro Unimed Em Casa, que estreou com sucesso em outubro do ano passado, com público total de 80 mil pessoas, em 40 países.

Segundo Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente nacional da Central Unimed: “o Teatro Unimed foi uma das poucas casas de arte e cultura que se manteve ativa durante a pandemia, conservando empregos no setor, levando diversão e saúde mental à população, e mais: tornando a cultura mais acessível, disponibilizando conteúdos de forma online para todos“, afirma.

Com consciência e cuidado, a produção adotou uma série de rigorosas providências para as filmagens de Dez por Dez. Todos os profissionais envolvidos com as gravações foram submetidos a contínuos testes, além de todo o protocolo já conhecido: higienização contínua de equipamentos, acessórios, pisos e ambientes, uso de máscara obrigatório generalizado, higienização periódica das mãos, amplo distanciamento social e desinfecção diária dos locais.

Elenco e personagens

Teatro Unimed

Johnny Massaro integra o elenco (Foto: Divulgação)

#1 – Mulher de 60 anos: Angela Vieira – mulher conta sobre um momento do seu passado, em que viveu uma relação que se resumiu a único beijo e a marcou para o resto da sua vida.

#2 – Homem de 20 anos: Johnny Massaro – garoto profundamente incomodado com a iminência da calvície vai revelando aos poucos um profundo amor por sua mãe, acreditando ser ela a única mulher que o aceitará careca.

#3 – Mulher de 50 anos: Denise Fraga – mulher relata uma sequência de eventos trágicos em sua vida e revela, explicitamente, o desejo pelo suicídio. No final, ela provoca o espectador, pedindo sua ajuda para fazê-la desistir desse desejo.

#4 – Homem de 30 anos: Ícaro Silva – homem conta sobre uma viagem de avião, em que fica incomodado com sua vizinha de poltrona. Quando dorme durante o voo, sonha que eles vivem uma relação amorosa conflituosa e bizarra.

#5 – Mulher de 40 anos: Pathy Dejesus – mulher conta sobre seu casamento, em que era frequentemente espancada e abusada emocionalmente por seu marido. Ela foge de casa e acaba se relacionando com outra mulher, encontrando, assim, um novo casamento e, ao mesmo tempo, um esconderijo.

#6 – Homem de 40 anos: Bruno Mazzeo – homem conta como o futebol faz parte fundamental de sua vida. Ele tem um filho que joga no time da escola e, acompanhando um de seus jogos, ele se envolve em uma séria briga com outro pai. Aos poucos, entendemos que ele já está morto enquanto relata a história. Bela reflexão sobre a violência nos esportes.

#7 – Mulher de 30 anos: Chandelly Braz – jovem fala sobre um acidente de trânsito em que uma amiga morreu enviando uma mensagem para o namorado. Aos poucos, revela que eles viviam um triângulo amoroso na época do acidente.

#8 – Homem de 50 anos: Eucir de Souza – homem discorre sobre o orgulho de estar casado há 30 anos. Ele não se conforma com casais que se separam e famílias não-tradicionais. Aos poucos, revela-se um homofóbico radical.

#9 – Mulher de 20 anos: Luisa Arraes – menina traída pelo namorado passa a ter várias relações afetivas sem sentido, como forma de vingança.

#10 – Homem de 60 anos: Leopoldo Pacheco – homem expõe seu incômodo e resistência a mudanças de hábitos e costumes na sociedade. Aos poucos, vai se revelando um racista conservador e intolerante com imigrantes.

Serviço

Teatro Unimed apresenta espetáculo “Dez por Dez”

Quando: disponíveis até 21 de julho

Horário: os episódios podem ser vistos a qualquer momento

Onde: site Teatro Unimed

Acesso: gratuito

Duração: 10 minutos cada episódio

Leia também: