RETRATOS RELATOS

Exposição na Vila Cultural Cora Coralina aborda violência contra a mulher 

Nesta quinta-feira (18/8) tem estreia de exposição na Vila Cultural Cora Coralina. A partir das…

Exposição na Vila Cultural Cora Coralina aborda violência contra a mulher 
Obra da artista Panmela Castro, presente na exposição (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (18/8) tem estreia de exposição na Vila Cultural Cora Coralina. A partir das 18h, fica disponível a mostra individual “Retratos Relatos”, da artista carioca Panmela Castro, com pinturas e fotografias.

A exposição ficará aberta até o dia 7 de outubro, com entrada franca para o público em geral. As visitações acontecem de segunda a sexta, sempre das 9h às 17h. A mostra marca a reabertura da grande sala do centro cultural, que permaneceu por quase três anos fechada, durante o período da pandemia.

Com cerca de 10 trabalhos expostos, a artista é reconhecida nacional e internacionalmente por seu ativismo contra a violência que atinge as mulheres, também pela promoção da Lei Maria da Penha.

Durante a juventude, Panmela foi vítima de violência doméstica, o que a motivou a fundar a Rede Nami – há cerca de 10 anos. A organização utiliza das artes para promover os direitos das mulheres e o combate a abusos e violências. “O objetivo é que essas moças não passem por situações ruins como a que passei”, explica

Sobre a exposição na Vila Cultural Cora Coralina

Exposição na Vila Cultural Cora Coralina aborda violência contra a mulher 

(Foto: Divulgação)

A mostra tem curadoria e texto crítico de Keyna Eleison, com um recorte curatorial diferente, que amplia o reconhecimento e apreciação do trabalho da artista. A série que compõe a exposição “Retratos Relatos” nasceu a partir de depoimentos colhidos nas experiências com a Rede Nami.

Ao longo dos anos, várias experiências foram compartilhadas por meio da organização, que tangem não apenas casos de abuso contra a mulher, mas também de racismo, violência institucional, maternal, etarismo e muito mais.

Além das obras presentes, que convidam o público a refletir sobre o tema, a mostra também apresenta o vídeo-performance “Caminhar”, que aborda o feminicídio; o objeto participativo “Caixa de Descarte” – obra inédita da artista no qual o público pode abandonar objetos que despertam memórias ruins, ou presentar Panmela com objetos que consideram afetivos. A iniciativa será transformada, em breve, em uma nova série.

Serviço

Exposição na Vila Cultural Cora Coralina – Retratos Relatos

Quando: até 7 de outubro

Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, s/n. St. Central. Goiânia – GO

Horários para visitação: 9h às 17h (segunda a sexta)

Entrada franca

LEIA TAMBÉM: