HISTÓRIA

Exposição que celebra os ’80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia’ estreia nesta terça-feira (28/6)

Nesta terça-feira (28/6), estreia na cidade a exposição “80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia”,…

exposição 80 Anos do Batismo Cultural
A mostra fica disponível até o dia 19 de julho (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (28/6), estreia na cidade a exposição “80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia”, que apresenta textos e imagens de um dos momentos históricos mais importantes para a construção da capital. No evento de abertura, o Quinteto de Cordas das Orquestra Filarmônica de Goiás fará uma apresentação super especial.

A exposição poderá ser vista gratuitamente pelo público em geral, localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, com inauguração às 18h30. A expectativa é que a mostra fique disponível até o dia 19 de julho, com visitações de segunda a sexta, sempre das 8h às 17h.

Ao todo, será possível conferir 12 painéis fotográficos, que relembram eventos marcantes que aconteceram em Goiânia ao longo dos anos, como a missa realizada na Praça Cívica e o momento da entrega da chave, no Teatro Goiânia.

Sobre a exposição “80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia”

Durante o evento de abertura, o Quinteto de Cordas interpretará os clássicos compostos compostos há 80 anos, em comemoração ao Batismo da nova capital, que aconteceu em julho de 1942.

Ao longo dos dias de exposição, o ponto alto fica por conta de uma urna em madeira maciça – que integra o acervo do Museu Zoroastro Artiaga. Para se ter ideia, a partir do conteúdo nela preservado, a curadoria roteirizou o traçado da mostra organizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS).

exposição 80 Anos do Batismo Cultural

(Foto: Divulgação)

Além disso, a mostra também exibirá registros da primeira revista goiana, a Revista Oeste, além de crônicas de escritores que estiveram presentes durante o evento de Batismo Cultural, a exemplo de Bariani Ortêncio.

Também será possível conferir obras de escritores que não estiveram presentes naquela ocasião, mas que dedicaram um tempinho para escrever poemas sobre a nova cidade que se formava, como José Mendonça Telles, Bernardo Élis e muito mais.

Celebração que marcou a história

Com o objetivo de apresentar ao país a nova capital do Estado de Goiás, foi realizada uma série de eventos na região, esses, que ficaram conhecidos como “Batismo Cultural”. Para se ter ideia, foram mais de 10 dias de festa na nova capital, com realização de missas, congressos, exposições agropecuárias e muito mais.

O momento mais marcante, sem dúvidas, aconteceu no dia 5 de julho de 1942, com a entrega oficial da chave da cidade pelo interventor Pedro Ludovico, ao prefeito Venerando de Freitas, em solenidade no Teatro Goiânia.

A chave era simbólica, mas foi construída em ouro e doada pelo então prefeito de Luziânia. O objeto é um dos artigos preservados em uma urna, e que estará presente ao longo da exposição “80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia”. Vale a pena conferir!

Serviço

Exposição “80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia”

Abertura:

Visitações: até 19/7

Onde: Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica

Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h

Entrada franca

LEIA TAMBÉM: