NO YOUTUBE

Festival celebra o Dia do Circo com espetáculos no fim de semana

Teve início na última segunda-feira (22), a quarta edição do Festival das Famílias de Circo…

Dia Do Circo Festival das Famílias de Circo de Goiânia
Turma do Biribinha, de Alagoas, apresenta "Eu sem você não sou ninguém". (Foto: Divulgação)

Teve início na última segunda-feira (22), a quarta edição do Festival das Famílias de Circo de Goiânia. A programação segue até o fim de semana, levando ao público espetáculos inéditos e consagrados. Como parte do encerramento do evento, dois espetáculos serão exibidos para celebrar o Dia do Circo, comemorado em 27 de março (sábado).

A ideia é levar alegria, ilusão e encanto aos lares goianos e de todo o Brasil. As transmissões acontecem ao vivo, por meio do canal no YouTube do Festival. O evento reúne, ao todo, oito famílias tradicionais de circo da capital, sendo produzido pelas companhias Anthropos, Asas de Picadeiro e Circo Laheto, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

No Dia do Circo (27), o festival tem início logo às 10 horas, com um ato em defesa da Escola Nacional de Circo. Será apresentada uma roda de conversa com o tema “Circo e Resistência Cultural”, que recebe Marcos Teixeira, Palhaço Maneco Maracá e Palhaço Biribinha.

Também no sábado, às 16 horas e 19 horas, o Festival das Famílias de Circo de Goiânia apresenta a Turma do Biribinha, de Alagoas, com o espetáculo “Eu sem você não sou ninguém”.

Já no domingo (28), a atração fica por conta do Circo Laheto, que apresenta “Circo, magia e estripulias”, com exibição às 16 horas e 19 horas, também no YouTube do Festival.

Esta é a primeira etapa do evento, que visa levar arte de qualidade ao público, ao mesmo tempo em que assume o compromisso de prestar solidariedade às famílias que vivem de circo na cidade.

O evento é completamente gratuito, mas vale lembrar que um dos objetivos é arrecadar doações para a compra de alimentos, produtos de higiene, limpeza, máscaras e itens de necessidade básica, que serão distribuídos às famílias e artistas circenses que estão sem apoio durante a pandemia. Para fazer sua contribuição, basta acessar o link clicando aqui.

Sobre os espetáculos do Dia do Circo e de domingo

Turma do Biribinha, de Alagoas, apresenta “Eu sem você não sou ninguém”. (Foto: Divulgação)

O espetáculo “Eu sem você não sou ninguém“, apresenta ao público uma boa comédia circense, com toque de melodrama e elementos da palhaçaria clássica. A peça trata dos questionamentos de um ator sobre quem é mais importante, sua pessoa ou sua obra.

Isso é contado através da estória de um palhaço que saio do corpo de seu criador e se transporta para o corpo de um boneco. A partir daí os dois travam uma divertida disputa para provar quem é melhor no Picadeiro. Sem dúvida, uma boa opção para celebrar o Dia do Circo!

Já no domingo, o espetáculo “Circo, Magia e Estripulias” é formado por uma banda de palhaços, que se divide entre tocar e imitar animais no picadeiro, executando vários números de circo.

A apresentação inicia com um cortejo nas pernas de pau, monociclo e vários instrumentos musicais. Na sequência, os palhaços abrem o espetáculo com um número de diabolô e,  entre uma música e outra, diálogos e brincadeiras, o espetáculo vai se desenrolando através dos números de bambolê, duelo de mágicos, ilusionista, tecido acrobático, trapézio, rola rola, acrobacia cômica e malabares.

Todos estes números são costurados por músicas de domínio popular, composições próprias e executadas ao vivo pelos próprios artistas.

Serviço

Sábado

  • 10h: Ato em Defesa da Escola Nacional de Circo
  • 16h e 19h: “Eu sem você não sou ninguém”, Turma do Biribinha (AL)

Domingo, 16h e 19h:

  • “Circo, magia e estripulia”, Circo Laheto (GO).

Transmissão: canal do YouTube do Festival

Clique aqui para ter acesso à programação completa.

Leita também: