CINEMA LGBTQIA+

Festival de cinema DIGO abre inscrições para filmes goianos 

Já estão no ar as inscrições para o DIGO – Festival Internacional de Cinema da…

Festival DIGO - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
O festival será realizado em junho, em formato virtual (Foto: Divulgação - Marianna Cartaxo)

Já estão no ar as inscrições para o DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás. Os interessados têm até o dia 1º de maio para inscrever seus filmes gratuitamente, por meio do site do festival, onde também está disponível o regulamento completo.

O evento será apresentado ao público em formato virtual, entre os dias 15 e 30 de junho, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, por meio da Lei Aldir Blanc. Os filmes selecionados ficarão em exibição no período de 30 dias, na plataforma de streaming Cinebrac.

Com o objetivo de dar protagonismo à produção audiovisual goiana, o Festival DIGO visa ainda estimular e promover a conscientização no que tange o respeito integral e a inclusão de minorias.

Dessa forma, atua como um incentivo aos realizadores locais na produção de mais filmes com temáticas LGBTQIA+, ou produzidos por esse mesmo público.

A seleção dos melhores filmes será feita por um júri técnico, formado por profissionais de  dispostos em quatro categorias principais: internacional, nacional, goiana e de longa metragem.

Para esta 7ª edição os cinco filmes selecionados para a categoria nacional e os dez curtas da goiana vão ganhar, cada um deles, o valor de R$ 2.000. Os filmes goianos ainda vão concorrer a mais R$ 3.000, na categoria de “Melhor Curta”, eleito pelo público e júri.

Quem pode se inscrever no Festival DIGO?

Festival DIGO - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site, até o dia 1º de maio (Foto: Divulgação – Cristiano Sousa)

Serão aceitos curtas e longas-metragens de ficção, documentário ou de caráter experimental, realizados a partir de 2018. As produções precisam abordar temáticas LGBTQIA+.

Os curtas devem ter de 1 a 25 minutos de duração, incluindo os créditos; enquanto os longas devem ultrapassar os 25 minutos.

É preciso cumprir os formatos de vídeo solicitados pelo festival e enviar todos os documentos necessários referentes a direitos de uso de músicas e efeitos de som. Detalhe importante é que não há limite de inscrições por participante.

Sobre o evento

Segundo Cristiano Sousa, diretor do Festival DIGO, a produção goiana está em posição de protagonismo e justamente por isso, deve ser valorizada – algo que o evento vem fazendo ao longo de todas as suas edições.

“O dinheiro é um respiro nesse momento econômico difícil de retomada. Além disso, um incentivo inédito aos realizadores goianos na produção de mais filmes sobre o tema LGBTI+”, comenta.

Desta vez o evento avança com pioneirismo, premiando 15 filmes selecionados, “não há uma referência de premiação de filmes selecionados além da premiação oficial e de troféus nos festivais no país, porque muitas vezes os recursos são muito escassos”, contextualiza Cristiano.

Além disso, o festival visa ainda oportunizar todo tipo de manifestação artística, gerando diversidade, inovação e amor, sem preconceitos ou restrições.

Serviço

Inscrições abertas para o Festival DIGO

Quando: até 1º de maio

Onde: site do evento 

Inscrições gratuitas

Realização: 15 a 30 de junho

LEIA TAMBÉM: