NO YOUTUBE

Governo de Goiás reexibe entrevista histórica com Colemar Natal e Silva

Colemar Natal e Silva foi um importante advogado e professor brasileiro, que ganhou notoriedade por…

Colemar Natal e Silva entrevista

Colemar Natal e Silva foi um importante advogado e professor brasileiro, que ganhou notoriedade por ter sido um dos principais fundadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), consagrado também como seu primeiro reitor. Falecido em 1996, aos 88 anos, foi uma figura importante para a história não apenas da instituição, mas também da Academia Goiana de Letras e da educação em Goiás como um todo.

Agora, para relembrar sua história e reviver suas memórias, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), disponibilizou na última terça (26/01), no projeto Cultura em Casa, uma entrevista histórica do professor Colemar Natal e Silva ao jornalista Washington Novaes.

A entrevista foi concedida no dia de inauguração do Centro Cultural Martim Cererê, que aconteceu em 20 de outubro de 1988. O registro da entrevista foi feito pela TV Brasil Central e faz parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO). Agora, quem quiser assistir, pode conferir também pelo canal no YouTube da Secult Goiás. Clique aqui para conferir.

Sobre a entrevista

Enquanto esperava pela cerimônia de inauguração, Colemar Natal e Silva conversava com o jornalista sobre a escolha de Goiânia para ser a nova capital do estado. Também contou sobre suas memórias sobre o antigo espaço em que hoje habita o Martim Cererê, que naquele dia seria inaugurado.

Para quem não sabe, o espaço cultural nasceu da transformação de três reservatórios de água que abasteciam a capital. Existem várias histórias sobre o lugar ter sido utilizado durante a ditadura militar.

A grande questão é que a finalidade das caixas era abastecer a recém-criada capital, que havia sido projetada para apenas 50 mil habitantes. Em poucas décadas, a cidade já contava com mais de 1 milhão de pessoas, o que tornou o antigo espaço inutilizado. Assim, nasceu a ideia de transformar o lugar em um centro cultura, até mesmo como forma de reparação histórica.

Para Colemar, a transformação das caixas d’água em meio artístico aconteceu em boa hora, e ele fala muito sobre isso na entrevista.

A série de documentários com acervos do MIS-GO vai ao ar toda semana, às terças-feiras, pelo canal “Secult Goiás” no YouTube. O público é avisado pelas redes sociais da pasta e do museu a cada novo episódio.