RECONHECIMENTO

Movimento da MPB ao vivo nos bares de Goiânia é declarado patrimônio cultural

Com o objetivo de valorizar e evidenciar a história construída por cantores, compositores e artistas…

Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares
Em 1990, show no Cliff Piano Bar e Restaurante com cantor João Caetano (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de valorizar e evidenciar a história construída por cantores, compositores e artistas goianos, na última terça-feira (3/5), o prefeito Rogério Cruz e o secretário municipal de cultura, Zander Fábio, assinaram um decreto que declara oficialmente o movimento “Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares”, como patrimônio cultural local.

A iniciativa celebra a história da MPB na capital, que desde a década de 1970 vem sendo difundida pelos bares da cidade, por meio do trabalho de artistas que atuam no meio.

Ainda, o prefeito anunciou a construção de um monumento que será assinado pelo artista Siron Franco, em homenagem a todos os artistas da região. A entrega está prevista para o dia 24 de outubro – data em que Goiânia celebra seus 89 anos.

Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares

Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares

(Foto: Divulgação)

De acordo com o prefeito, a capital goiana é conhecida por sua diversidade de bares e apresentações musicais. Portanto, a ideia foi legitimar a música como arte, entretenimento e fonte de renda para quem trabalha em sua produção e faz dela o seu sustento.

Durante a assinatura do decreto, estavam presentes representantes do terceiro setor e também da classe artística. Para o cantor e compositor Fernando Perillo, um dos pioneiros no movimento “Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares”, a assinatura do decreto representa um dia histórico.

“O clima favorável nos bares sempre contribuiu para a música ao vivo, e possibilitou a profissionalização de muitos músicos, como eu”, disse.

Fernando ainda comenta sobre a “alegria de perceber que a força da música ao vivo permanece”. “A MPB nos bares ainda emprega muita gente e difunde a cultura na capital, por isso, me sinto muito feliz, reconhecido e representado por esse momento tão especial”, afirmou.

Monumento de Siron Franco

Além da declaração do movimento como um bem do patrimônio cultural, o monumento em homenagem aos artistas também merece destaque.

A obra será instalada na Praça Tamandaré, que não foi escolhida por acaso. Historicamente, o lugar já abrigou diversos bares ao longo das décadas de 1970 a 1990, e que serviram de palco para diversos artistas locais, principalmente da MPB.

Dessa forma, a expectativa é que a entrega do monumento faça parte das ações para a celebração do aniversário de Goiânia.

LEIA TAMBÉM: