CINEMA PERIFÉRICO

‘Olhar Periférico Festival de Cinema’ exibe filmes goianos em mostra virtual

Se você é fã de cinema, vem aí um evento super interessante para curtir. Entre…

Olhar Periférico Festival de Cinema recebe filmes de Goiás
Leandro Firmino fala sobre o personagem Zé pequeno no longa Cidade de Deus – 10 anos depois (Foto: divulgação)

Se você é fã de cinema, vem aí um evento super interessante para curtir. Entre os dias 2 a 15 de agosto, acontece o Olhar Periférico Festival de Cinema, em formato virtual e completamente gratuito.

O evento irá apresentar 33 curtas-metragens produzidos em diversos estado brasileiros, inclusive em Goiás. Assim como o nome já sugere, a intenção é apresentar obras com temas que passem pelas periferias brasileiras.

As produções retratam universos de jovens ou não, mulheres e LGBTQIA+ que moram em regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Para se ter ideia, o festival recebeu mais de 500 curtas inscritos, que passaram pelo crivo da curadoria.

Os 33 selecionados são apresentados em diferentes gêneros, como documentário, ficção ou animação, e compõem quatro mostras competitivas.

As categorias são: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas dirigidos por mulheres, LGBTQIA+, jovens com idade de até 29 anos e adultos, respectivamente.

Aberto para todo o Brasil, o público poderá acompanhar a programação pela plataforma #CulturaEmCasa.

Sobre Olhar Periférico Festival de Cinema

Para o diretor Eduardo Santana, o festival surge como um meio para ampliar o acesso aos jovens e cineastas periféricos de todo o Brasil, valorizando ainda as iniciativas comunitárias periféricas, que representam a diversidade de diferentes regiões do país.

O diferencial é justamente exibir nesta estreia 33 produções de curtas-metragens das 503 inscrições de todas as regiões e que muitas vezes não tem espaços para exibição, um grito de esperança e também de liberdade aos realizadores“, comenta o diretor.

Além disso, o festival também apresentará uma mostra especial, com 8 longas-metragens premiados, que foram produzidos nos últimos anos e também abordam a vida de periferias brasileiras, além de um sarau realizado com artistas de várias regiões.

Entre os curadores do Olhar Periférico Festival de Cinema, estão Ana Paula Nogueira (Olhar Feminino), Kamilla Medeiros (Olhar Jovem), Jhonatan Bào (Olhar Diversidade) e Queops Negronski (Todos os Olhares).

O curador Queops Negronsk destaca que os filmes não se resumem a retratar vielas, morros e histórias de superação – as obras vão muito além desses clichês.

Além da capacidade documental, para registrar o lugar onde vivem, os realizadores também deram espaço para ficções e outras histórias, que serão capazes de surpreender o público.

Assim, será possível acompanhar curtas produzidos nos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina.

Premiação

O Olhar Periférico Festival de Cinema mostrará a periferia de diversas regiões do país, sob o olhar de cineastas que moram, ou que de alguma forma, conhecem de perto a realidade nesse contexto social. O objetivo é democratizar a sétima arte, tornando-a acessível e reconhecida.

O melhor filme será escolhido por um júri técnico, composto por cinco profissionais de audiovisual. Entre eles, Cristina Amaral (uma das mais importantes montadoras do cinema brasileiro), Monica Trigo (diretora de festivais e presidente da FANTLATAM – Aliança Latino Americana de Festivais de Cine Fantástico), o cineasta Matheus Rufino, o ator Francisco Gaspar (ganhador do Kikito em 2007) e a gestora cultural Paula Ferreira.

O filme que sair vencedor, leva o Troféu Olhar Periférico. O resultado da premiação será postado nas redes sociais do Festival, no sábado, dia 14/08.

Mostra Cult – não competitiva

O festival também apresenta a Mostra Cult, que exibe 8 filmes convidados. Entre eles, está o documentário Cidade de Deus – 10 anos Depois, que faz um resgate desde o lançamento do filme Cidade de Deus (2002), que recebeu quatro indicações ao Oscar.

Programação

02/08 às 19h – Mostra Todos os Olhares

02/08 às 20h – Mostra Cult – Amor Plástico e Barulho (24 horas)

03/08 às 19h – Mostra Olhar Feminino

03/08 às 20h – Mostra Cult – Parque Oeste (48h)

04/08 às 19h – Mostra Olhar Jovem

05/08 às 19h – Mostra Olhar Diversidade

05/08 às 20h – Mostra Cult – Café com Canela (48h)

07/08 às 20h – Mostra Cult – Cidade de Deus, 10 anos Depois (48h)

09/08 às 20h – Mostra Cult – Os Pobres Diabos (48h)

11/08 às 20h – Mostra Cult -Filme de Aborto (48h)

13/08 às 20h – Mostra Cult – Branco Sai, Preto Fica (48h)

14/08 às 20h – Mostra Cult – Ela Volta na Quinta (24h)

Serviço

Olhar Periférico Festival de Cinema

Quando: 2 a 15/8

Onde: plataforma #CulturaEmCasa

Acesso: gratuito

Para conferir todos os filmes participantes da mostra, clique aqui.

Leia também: