TEATRO VIRTUAL

Peça online ‘Cemitério Vertical’ estreia em 24 de julho

Nos dias 24, 25, 31 de julho e 1 de agosto, acontece em curta temporada,…

Peça Cemitério Vertical
Vinicius Aguiar DES(ALMA) integra o elenco (Foto: Divulgação/ Thiago Santos)

Nos dias 24, 25, 31 de julho e 1 de agosto, acontece em curta temporada, o espetáculo “Cemitério Vertical“, em formato de um experimento cenoexpressivo no qual 12 atores e atrizes se apresentam online, com transmissão ao vivo.

A montagem, que está sob direção do premiado ator, dramaturgo e diretor paulista Eric Lenate, é derivada de um laboratório de criação voltado especificamente para o formato de interação virtual e remota, entre o público e artistas da peça.

O elenco, que é formado por atores de várias partes do Brasil, conta com nomes revelações e potentes da cena teatral contemporânea, como Vinicius Aguiar, Paloma Alecrim, Rebecca Loise, Paulo Castello e Maria Eduarda Pecego, dentre outros.

O objeto da pesquisa foi o estudo e análise da obra “Necropolítica”, do filósofo, teórico político, historiador e intelectual camaronês Achille Mbembe, as noções de biopoder/biopolítica de Michel Foucault e as correlações com o Brasil atual.

O objetivo da pesquisa foi a criação de um campo de experimentações em que esse grupo de atores e atrizes trabalharam seu desenvolvimento pessoal enquanto criadores e criadoras, tanto no campo da atuação, quanto no campo da dramaturgia.

Os ingressos para Cemitério Vertical já estão disponíveis via Sympla, com valores a partir de R$ 10. O link de acesso será enviado via e-mail, após a confirmação de compra. O recomendado é que o link seja acessado com 15 minutos de antecedência do horário do espetáculo.

Sinopse de Cemitério Vertical

é o resultado do laboratório de montagem “Cemitério Vetical – Poéticas de Resistência à Necropolítica”, criada por Eric Lenate especialmente para o projeto de Oficinas de Montagem Inbox Cultural.

Ao transitar entre as sepulturas deste cemitério vertical, o público encontrará a “Verdade Paralela”: um futuro distópico ou uma realidade possível? A cabeça sendo comida por dentro pelos que – aparentemente soterrados – agora se manifestam.

Uma mulher artista, psicanalista e pesquisadora workaholic que vai perdendo sua memória, percepção e sanidade na medida em que seu companheiro se aproveita do isolamento social da pandemia do COVID-19 para enclausurar sua vida anímica com abusos psicológicos.

Uma personagem que nasceu, mas não viveu, e que tenta contato com Cristo em busca do seu direito de matar; uma mulher que, ao sentir a morte se manifestar em seu próprio corpo, percebe que passou a vida moribunda, sucumbindo à cultura machista de extermínio de mulheres e do feminino.

Serviço

Espetáculo “Cemitério Vertical” é apresentado online

Quando: 24, 25, 31 de julho e 1 de agosto

Onde: link via Zoom

Ingressos: a partir de R$ 10

Compras: via Sympla

Leia também: