JULHO AMARELO

Projeto Amor Cantado fala sobre a conscientização da campanha Julho Amarelo

Durante todo o mês, as instituições de saúde pública no Brasil se unem em prol…

Hercílio Ramos Júnior Projeto Amor Cantado
Hercílio Ramos Júnior é quem realiza o projeto e leva música para pacientes internados em hospitais de Goiás (Foto: Reprodução/ G1, arquivo pessoal Hercílio)

Durante todo o mês, as instituições de saúde pública no Brasil se unem em prol da campanha Julho Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população acerca das Hepatites virais. Divididas em diferentes tipos (A, B, C, D e E), são doenças que atacam o fígado e podem desencadear consequências graves, como cirrose, câncer e, no pior dos casos, também pode levar à morte.

Para se ter ideia, o último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, que foi publicado no ano passado pelo Ministério da Saúde, apontou que entre os anos de 2000 a 2018, 74.864 mortes foram registradas somente no Brasil em decorrência da doença. A hepatite C é a que registra o maior número de óbitos, com 76% do total.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Goiás foram notificados 7.114 casos de hepatites entre os anos de 2014 a 2018. Os números são mais uma prova do quanto é importante que o diagnóstico aconteça de forma precoce.

Vale ressaltar que é possível contar com vacinas bastante eficazes contra as hepatites A e B. Já a hepatite C precisa ser diagnosticada de forma precoce, pois assim, o paciente consegue tratamentos eficazes pelo SUS, que garante altas taxas de cura. Infelizmente, muitas pessoas demoram a ser diagnosticadas, já que a doença pode levar muito tempo até apresentar sintomas perceptíveis, o que dificulta ainda mais o tratamento.

É importante que as pessoas busquem o teste para hepatites virais nos serviços públicos de saúde do SUS. É gratuito, rápido e se detectada a doença, o paciente é encaminhado para o tratamento.

Os médicos recomendam que devem fazer o teste para hepatite C as pessoas com idade igual ou superior a 40 anos; que receberam transfusões de sangue ou transplantes de órgãos antes de 1993, que fazem ou fizeram uso de drogas injetáveis, ou que compartilham agulhas injetáveis, quem admite consumo elevado de álcool, entre outros.

Projeto Amor Cantado integra campanha Julho Amarelo

A campanha de Julho Amarelo deste ano tem o tema “Não Vamos Deixar Ninguém Para Trás”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos do Fígado (Ibrafig) e Sociedade Brasileira de Hepatologia.

A campanha também serviu de base para a 45ª edição da live “Amor Cantado- Acolhimento Musical”, que é um dos projetos mais importantes do IMED e conscientização e amparo emocional a pacientes e equipes médicas.

Assim, o projeto Amor Cantado é transmitido para o Hospital Regional de Formosa (HRF), Hospital Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgência de Trindade (Hutrin), todas as quartas, às 15h30. “Faça o teste para saber se você está bem, mas se a hepatite for detectada busque o tratamento”, disse o cantor voluntário do projeto, Hercílio Ramos Júnior.

Leia também: