Projeto online promove debates sobre maternidade, pandemia e mais
A programação desta semana será transmitida nos dias 11, 13 e 15 de maio
Há mais de um ano, a pandemia de Covid-19 vem afetando os mais diversos setores, no entanto, a cultura segue sendo um dos mais afetados. Com os artistas longe dos palcos e o público longe das plateias, a internet se transformou no único ambiente possível, proporcionando uma conexão entre pessoas de todo o Brasil, embora ainda não seja o ideal. Para discutir sobre o atual cenário e as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, a série Ideias, do projeto #EmCasaComSesc, apresenta sua programação para esta semana.
Promovida pelo Sesc São Paulo, por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), a série é transmitida sempre às 16h, pelo canal no YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de sinais. O objetivo do projeto é incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, fazendo com que o público também possa interagir com os especialistas e convidados.
Nos dias 11, 13 e 15 de maio (terça, quinta e sábado), a série Ideias abordará os temas Maternidade, Permanência Estudantil e Pandemia, Maternidade, Permanência Estudantil e Pandemias e Agricultura, Justiça Social e Sistemas Alimentares, respectivamente. Confira abaixo mais detalhes sobre os bate-papos que acontecerão.
Veja a programação da série Ideias #EmCasaComSesc para esta semana:
11 de maio | terça-feira
Maternidade, Permanência Estudantil e Pandemia
Estudar, trabalhar, gestar, cuidar. A jornada que se impõe às mulheres já expunha a extrema desigualdade de condições entre gêneros e classes sociais no que diz respeito ao acesso à educação regular e a permanência na produção acadêmica e científica.
De acordo com a Organização de Estudos Ibero Americanos, cerca de 72% dos artigos científicos publicados no país contavam com mulheres como autoras ou coautoras. Contudo, esta presença não garante seu protagonismo ou equidade, seja nas carreiras acadêmicas, no acesso a bolsas ou equivalência salarial.
Com o advento da pandemia e do isolamento social, estes números sofreram drástica modificação, a partir do momento em que as demandas de cuidados com filhos, com a dinâmica do lar, com a saúde da família e com o trabalho concentraram-se sobre elas, sem redes de apoio ou auxílios governamentais eficientes para combater a emergência sanitária que deflagrou este movimento.
Nesta mesa, da série Ideia, no #EmCasaComSesc, as participantes apresentam algumas iniciativas e pesquisas que demonstram como o tema da maternidade e da permanência estudantil não é um assunto recente e vem sendo debatido e posto em pauta; e como a pandemia impactou essas discussões.
13 de maio | Quinta-feira
Entre as [in]Justiças Concretas e Conquistas Simbólicas
O dia 13 de maio não é uma data a ser celebrada. Revela uma ferida aberta, jamais cicatrizada. É preciso resgatar nossa memória esquecida; amnésia coletiva; desvelar nossa vergonha.
É momento de refletir sobre o quanto ainda precisa ser feito para reparar a dívida histórica que o Estado brasileiro possui com a população negra. No encontro, que vai debater os caminhos jurídicos da questão racial no Brasil, será inaugurada a edição 2021 do projeto “Do 13 ao 20 – (Re) existência do povo negro”, ação do Sesc São Paulo que reúne programação de arte e cultura negra em todas as unidades da capital e do interior, de maio a novembro. Programa imperdível da série Ideias, no #EmCasaComSesc
15 de maio | sábado
Agricultura, Justiça Social e Sistemas Alimentares
Mobilizamos diferentes termos quando buscamos descrever a “agricultura que queremos”: agricultura orgânica, agroecologia, agrofloresta, agricultura familiar, agricultura justa.
Em comum, todos esses termos contrapõem-se à produção agrícola baseada em insumos e linhas de produção industriais, ganho de escala em monocultivos e erosão genética, que conhecemos como “agronegócio”.
Por trás de cada termo, há diferentes ideias e vertentes que se afastam ou se aproximam de princípios comuns que orientam a demanda e a disputa por um sistema agroalimentar mais justo, sustentável e saudável. Para fechar a série Ideias, do #EmCasaComSesc da semana, a mesa debate esses princípios comuns, expondo prioridades e teorias vividas pelos agentes que buscam reconstruir as práticas no campo.
Leia também: