LITERATURA

Roda de Leitura virtual e gratuita analisa obra da escritora Maria Firmina dos Reis

Se você é apaixonado por literatura, nesta quarta-feira (29/09), o Itaú Cultural realiza mais uma…

Roda de Leitura do Itaú Cultural será realizada nesta quarta-feira
Ana Estaregui será uma das mediadoras da Roda de Leitura do Itaú Cultural (Foto: Divulgação - Agência Ophélia)

Se você é apaixonado por literatura, nesta quarta-feira (29/09), o Itaú Cultural realiza mais uma etapa de seu projeto “Roda de Leitura”, que será realizado a partir das 17h, de forma online e gratuita para todos que tiverem interesse.

O encontro aborda a prosa da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), uma das precursoras da literatura abolicionista e fundadora da literatura afro-brasileira.

Entre suas obras de maior projeção, está o conto “A Escrava”, que será o fio condutor para a discussão durante a Roda de Leitura. O encontro será mediado por Ana Estaregui e Renata Pimentel, consultoras da programação.

A transmissão será realizada pela plataforma Zoom, e para garantir vaga, é preciso fazer sua inscrição gratuita por meio do Sympla (clique aqui).

Sobre a Roda de Leitura do Itaú Cultural

Com o objetivo de proporcionar momentos de troca literária, a Roda de Leitura do Itaú Cultural acontece a cada 15 dias, sempre de forma online e gratuita para todo o país.

Esta é uma forma super interessante de ter contato com leitores de todos os cantos do Brasil, em uma troca rica e saudável.

Os textos a serem trabalhados – que se alternam entre prosa e poesia – são escolhidos a partir do acervo da Biblioteca Itaú Cultural e ficam disponíveis aos participantes uma semana antes do encontro, por meio de inscrição. Fique atento e participe dos encontros!

Sobre a obra analisada

A Escrava mostra o combate à escravização que caracteriza a escrita desta autora, primeira mulher negra a ter um romance publicado no país. No texto, uma narradora-personagem conta sobre seu enfrentamento com um senhor de escravos, no ambiente hostil de uma reunião social, no qual ela desafia o sistema para proteger uma mulher escravizada e seu filho.

Maria Firmina é considerada um caso único na história e na cultura brasileira. Embora tenha ganhado luz nas últimas décadas como um ícone de resistência, ela se estabeleceu culturalmente na sociedade patriarcal e escravista brasileira do século XIX.

Serviço

Roda de Leitura do Itaú Cultural aborda texto abolicionista de Maria Firmina dos Reis

Quando: 29/09 (quarta-feira)

Onde: via Zoom

Horário: 17h

Acesso: gratuito

Inscrições: Sympla

Leia também: