Especial

10 ótimos filmes que lembram vídeo game (mas que não foram adaptados de um)

TRON (1982) e TRON: O LEGADO (2010) Vou trapacear e colocar os dois filmes lançados…

(Foto: Divulgação)

TRON (1982) e TRON: O LEGADO (2010)

Vou trapacear e colocar os dois filmes lançados de Tron juntos. A continuação lançada quase 30 depois melhora muito os efeitos e todo o visual icônico do primeiro, mas com relação a história e apresentação de universo o original merece todos os elogios por entregar algo diferente na época. Não são filmes perfeitos, mas ambos conseguem divertir e entreter com muita competência. E tem Jeff Bridges, o que já vale muito.

ALIENS: O RESGATE (1986)

Aliens - Movie Forums

 

Continuação do sucesso de suspense “Alien – O 8º Passageiro” (1979), neste filme agora dirigido por James Cameron, o diretor de “O Exterminador do Futuro” não quis repetir a mesma fórmula do primeiro e optou por criar um filme de ação. E que filmaço de ação! Uma obra espetacular com cenas memoráveis e empolgantes, e cujo roteiro é bem dividido em etapas que lembram bastante fases de um vídeo game. O longa inspirou muito a indústria de games na época e merece todo o apoio aqui.

MATRIX (1999)

The Matrix Reviews - Metacritic

“Matrix” é, sem o mínimo de dúvida, um dos maiores clássicos do cinema moderno. O filme não somente revolucionou alguns efeitos especiais, como criou uma tendência de estilo no cinema que é copiado até hoje. A história se passa quase toda dentro de um computador, e sem entrar nos méritos do simples, porém magistral roteiro que aborda temas sociais pertinentes e relevantes, a obra lembra bastante um vídeo game e consegue com perfeição reproduzir os sentimentos de euforia, jogabilidade e ilusão. Clássico!

SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO (2010)

Scott Pilgrim vs. the World | Netflix

Baseado em uma série de quadrinhos, “Scott Pilgrim” flerta bastante com os vídeos games e sua estrutura narrativa. Aqui temos uma história de amor, um sujeito que precisa encarar os ex-namorados de sua atual namorada para conseguir ter uma relacionamento pacífico com a moça. A edição do filme é o maior destaque e o diretor Edgar Wright recria com maestria a jogabilidade de um jogo em um filme. Temos as diferentes fases, os onomatopeias de games que aparecem nas cenas e o clima divertido e empolgante de uma ótima aventura.

A ORIGEM (2010)

Radar Replay: Cleverly written, 'Inception' remains one of Hollywood's best films - Highlander

Dirigido por Christopher Nolan, “A Origem” dispensa apresentações, certo? É o filme do “sonho dentro de um sonho e tal”, e a cada nível de sonho a coisa vai ficando mais complexa e complicada como um jogo de vídeo game! São as diferentes fases, e Nolan é magistral na criação da ação, dos cenários e de uma história simples, porém bem orquestrada que torna tudo mais complexo, divertido e empolgante.

NO LIMITE DO AMANHÃ (2014)

No Limite do Amanhã 2 só vai acontecer quando Tom Cruise e Emily Blunt tiverem tempo, revela diretor

Esse tipo de história onde o personagem “morre” e retorna ao ponto de partida precisando realizar tudo novamente já lembra bastante vídeo game. E “No Limite do Amanhã”, adaptação do mangá “All You Need Is Kill”, consegue reproduzir isto de maneira sublime e memorável. Estrelado por Tom Cruise e Emily Blunt, o longa é um apanhado de ótimas ideias orquestradas perfeitamente. Se ainda não assistiu, não perca tempo! Filmaço!

JOGADOR Nº 1 (2018)

Ready Player One: Jogador 1

Dirigido pelo mestre Steven Spielberg, “Jogador Nº 1” não é apenas uma grande homenagem aos games e filmes da cultura pop, como é uma aventura extasiante que nos transporta para este universo chamado Oasis, um mundo virtual onde as pessoas fazem de tudo. Na trama, o criador do game morre e deixa um ‘caça ao tesouro (ou caça ao easter egg) que quem encontrar vai se tornar dono de toda a empresa responsável pelo Oasis, além de ganhar toda sua fortuna. O material perfeito para Spielberg, que melhora, e muito, o livro no qual o filme é baseado.

ALITA: ANJO DE COMBATE (2018)

Alita: Battle Angel (2019) directed by Robert Rodriguez • Reviews, film +  cast • Letterboxd

Baseado no mangá “Battle Angel Alita”, este filme dirigido por Robert Rodriguez e produzido por James Cameron é uma obra cyberpunk futurista de alta qualidade com efeitos visuais de encher os olhos. E uma história que constrói bem sua protagonista e os conflitos em sua volta. Filmaço!

JOHN WICK 3: PARABELLUM (2019)

“John Wick 3” é a melhor “adaptação” de jogos de ação já feito no cinema – e olha que o filme nem é baseado em um game! Gosto de todos os longas da franquia, mas o terceiro é o ápice da perfeição, não somente em criatividade na ação, como a história é uma incessante busca pela sobrevivência envolta numa mitologia criativa dos assassinos. Magistral!7

FREE GUY – ASSUMINDO O CONTROLE (2021)

Conheça os personagens de Free Guy: Assumindo o Controle! - O que tem na  nossa estante

Estrelado por Ryan Reynolds e dirigido por Shawn Levy, “Free Guy” te coloca totalmente em um mundo de video game, e o filme possui momentos ótimos. Se não fosse bom, não estaria aqui, já que o longa não se preocupa somente com a aventura e os efeitos digitais, pelo contrário, tem coração e sentimento. Escrevi sobre o filme aqui no TELEMANIA.