RELATÓRIO

Avião com Gabriel Diniz caiu devido a erro de piloto, afirma FAB

Na última quinta-feira (29) o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da…

piloto avião acidente queda Cantor Gabriel Diniz
Cantor Gabriel Diniz

Na última quinta-feira (29) o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB (Força Aérea Brasileira), divulgou um relatório sobre o que causou à queda do avião que transportava o cantor Gabriel Diniz em maio de 2019. Condições meteorológicas adversas, atitude e indisciplina de voo do piloto são apontadas como as principais causas.

No acidente, além de Gabriel Diniz, morreram Linaldo Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos. Contudo, segundo o Cenipa, apenas Linaldo estava exercendo a função no dia e teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação do avião Piper Cherokee PT-KLO.

O relatório aponta que o piloto não avaliou corretamente os parâmetros para a operação da aeronave, decidindo prosseguir com o voo em condições climáticas desfavoráveis. O documento aponta ainda que o avião não estava equipado com radar meteorológico.

Linaldo Xavier tinha 83h50m de experiência de voo e possuía licença de Piloto Privado – Avião (PPR).

Gabriel Diniz morreu no dia 27 de maio de 2019. Amigos do cantor reconheceram o corpo do artista entre as vítimas do acidente. Gabriel tinha feito um show na cidade baiana de Feira de Santana e estava saindo do município.

Ex-noiva de Gabriel Diniz diz estar sendo ameaçada de morte há um ano

Acidente com Ricardo Boechat

Além do acidente com Gabriel Diniz, a Cenipa divulgou também um relatório sobre a queda do helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat, em fevereiro do ano passado.

O Cenipa afirma que as condições meteorológicas estavam propícias para o voo, e aponta cinco fatores que contribuíram para o acidente: falta de manutenção da aeronave; a atitude do piloto; a cultura organizacional da empresa dona do helicóptero; o julgamento de pilotagem do comandante e o processo decisório na hora da tragédia.

*Com informações do G1