Especial

Batman: 7 atores que quase interpretaram o personagem

Willem Dafoe (‘Batman’ de 1989) Durante anos, um boato que não vai morrer é que…

(Foto: Divulgação)

Willem Dafoe (‘Batman’ de 1989)

Willem Dafoe, Man of Action - WSJ

Durante anos, um boato que não vai morrer é que Willem Dafoe deveria interpretar o Coringa no filme original do “Batman” de Tim Burton de 1989. Isso não é verdade, embora Dafoe estivesse ligado a um papel fundamental neste blockbuster. Dafoe já foi candidato a interpretar o próprio Batman. Embora sua propensão a interpretar psicopatas imprevisíveis possa fazer parecer que Dafoe só poderia interpretar o Coringa, o ator era um protagonista convencional em projetos como “A Última Tentação de Cristo” e “Mississippi em Chamas” no final dos anos 80. Não é surpresa, então, que ele estivesse no radar das pessoas para interpretar um super-herói nesta época.

Ethan Hawke (Batman Eternamente)

Ethan Hawke diz que tinha problemas com Robin Williams nos bastidores de  filme: "Irritante"

Uma vez que Michael Keaton se afastou do papel de Batman após “Batman O Retorno”, era hora de alguém novo assumir o manto do Batman. Uma busca exaustiva acabou produzindo inúmeros candidatos, incluindo um nome notável do cinema indie dos anos 1990. Ethan Hawke era um dos principais candidatos para encarnar o herói, e não é difícil entender o motivo. Hawke tinha uma vibe diferente o suficiente como artista para garantir que ele não fosse uma recauchutagem de Keaton, além de ser capaz de trazer o charme necessário para o papel.

Infelizmente, enquanto a Warner Bros foi agressiva em perseguir Hawke como Batman, o ator simplesmente não estava interessado em seguir com o trabalho em um filme de super-herói.

Joaquin Phoenix (filme não feito do ‘Batman: Ano Um’ dirigido por Darren Aronofsky)

Foto de Joaquin Phoenix - Os Donos da Noite : Foto James Gray, Joaquin  Phoenix - AdoroCinema

No período intermediário entre “Batman & Robin” e “Batman Begins”, a Warner Bros. ponderou várias rotas para resgatar a franquia Batman. Entre essas opções estava uma adaptação cinematográfica de “Batman: Ano Um”, que seria dirigida por Darren Aronofsky. Este distinto cineasta estava planejando fazer de seu filme do Batman uma criação única até sua decisão de ter Joaquin Phoenix no papel principal. Mas o projeto não vingou e foi desconsiderado pelo estúdio. Anos depois, Phoenix ganhou o Oscar de Melhor Ator por interpretar o Coringa no filme solo do personagem lançado em 2019.

Billy Crudup (Batman Begins)

Billy Crudup on How He Fought For His 'Morning Show' Role – The Hollywood  Reporter

Para “Batman Begins”, o diretor Christopher Nolan estava procurando garantir que esta versão do Batman, fincada mais na realidade, fosse extremamente diferente das encarnações anteriores do personagem. Isso incluiu sondar pessoas que não eram necessariamente nomes conhecidos, um contraste com os rostos famosos que estrelaram os dois filmes de Joel Schumacher, por exemplo. A saber, uma pessoa que foi considerada para o papel foi Billy Crudup, um artista que entrou no radar de Hollywood alguns anos antes com “Quase Famosos”.

Crudup pode evocar uma qualidade cotidiana em suas performances que não é fácil para os protagonistas de Hollywood. Isso poderia ter sido uma faceta interessante para o personagem.

Jake Gyllenhaal (Batman Begins)

Jake Gyllenhaal non ama farsi il bagno, e i fan di Spider-Man hanno già  pronti i meme

Entre os maiores nomes considerados para o papel de Batman em “Batman Begins” estava Jake Gyllenhaal. O então jovem ator já era um veterano de sucessos de bilheteria graças ao seu trabalho como protagonista em “O Dia Depois de Amanhã”, enquanto flertava brevemente com a perspectiva de se tornar um super-herói quando quase teve a chance de interpretar o Homem-Aranha no cinema. No momento, parecia que as estrelas estavam se alinhando e que Gyllenhaal estava na posição perfeita para se tornar o próximo ator do Batman. Mas após fazer teste com Christian Bale, consequentemente Gyllenhaal foi desligado do projeto. 

Josh Brolin (Batman vs Superman)

Josh Brolin, o Thanos, posa nu e fãs brincam: "Como estão as joias do  infinito?"

Com Zack Snyder imaginando um Bruce Wayne/Batman mais velho e grisalho no centro de “Batman v. Superman: A Origem da Justiça”, um tipo muito específico de desempenho seria necessário para o papel. Este filme exigia alguém que não fosse jovem demais e imaturo, mas que ainda pudesse transmitir uma sensação de autoridade crível. Este é o lugar onde Josh Brolin entrou em cena.

Brolin e Snyder tiveram extensas conversas para renovar o papel, mas o projeto não vingou e Brolin posteriormente foi contratado pela Marvel para ser o Thanos. Eventualmente, Ben Affleck pegou o papel.

Nicholas Hoult (‘Batman’ de 2022)

Nicholas Hoult, 10 cose da sapere sull'X-Men ospite al Giffoni 2016

Muitas tentativas de reformular o Batman acabaram inspirando uma busca de elenco que se espalhou por toda Hollywood, prendendo inúmeras estrelas de cinema de diferentes épocas. No caso de “The Batman”, porém, a busca foi muito mais simples. De fato, nas semanas que antecederam o anúncio oficial do elenco, apenas dois nomes foram cogitados como candidatos sérios ao papel. A primeira foi a eventual escolha de Robert Pattinson (que aconteceu), e também a de Nicholas Hoult, que já havia se envolvido no mundo dos super-heróis ao interpretar o Fera em “X-Men: Primeira Classe” e suas sequências.

Graças a ele estar coberto de pele azul nesses filmes, sem mencionar não fazer parte do Universo Cinematográfico da Marvel, Hoult ainda era considerado um jogador viável para o papel de Batman por Matt Reeves e executivos da Warner Bros. Dado que Hoult estava em papéis coadjuvantes memoráveis ​​​​em filmes como “A Favorita” e “Mad Max: Estrada da Fúria”, não é surpresa que ele estivesse no radar. Depois de fazer um teste de tela para o papel ao lado de Pattinson, Reeves tomou sua decisão de quem seria o próximo a colocar a capa e o capuz. O resto você já sabe.