Carnaval 2020

CarnaFolia LGTBI já tem data e local para acontecer em Goiânia

O ano de 2019 mal acabou e o Instituto Goiano de Cidadania e Direitos Humanos…

CarnaFolia LGTBI já tem data e local; além da folia, muito engajamento
CarnaFolia LGTBI já tem data e local; além da folia, muito engajamento

O ano de 2019 mal acabou e o Instituto Goiano de Cidadania e Direitos Humanos já prepara o carnaval de 2020. Em 23 de fevereiro, a partir das 12h, terá início uma concentração na Praça Cívica de Goiânia para o CarnaFolia LGBTI. O evento, que terá participação de artistas do axé, DJs e Drags (ainda a serem confirmados), vai deixar o local e sair em bloco pela cidade entre 15h e 19h.

Thiago Henrique, presidente do instituto e produtor cultural, é um dos organizadores do evento, que chega à sétima edição consecutiva. O objetivo da festa, segundo ele, é facilitar o acesso do cidadão às atividades culturais, sociais e de saúde.

E mais: “Oportunizar a Cultura visando o bem-estar e qualidade de vida; favorecer aos participantes a socialização e a integração pela cultura; oportunizar o contato e a prática de atividades sadias no seu tempo ocioso; e oferecer as atividades de iniciação cultural em todas as regiões de Goiânia, priorizando LGBTIs mais carentes e vulneráveis, unindo forças em um efetivo e verdadeiro trabalho de inclusão social focado na prevenção as DST e HIV”, explica.

Política e engajamento

Mesmo sendo uma festa, o organizador reafirma o caráter político do CarnaFolia. “Aproveitamos as massas pra politizar o evento é reivindicar políticas públicas pra população LGBTI.”

“Esses encontros são importantes mobilizações coletivas de cunho político”, observa, também, Thiago. “[São] Os maiores instrumentos de participação social e política de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros”.

Segundo Thiago, toda e qualquer pessoa está convidada: drag queens, lésbicas, gays, bissexuais, homens trans, mulheres transexuais, travestis, homens e mulheres heterossexuais. Basta ter empatia e respeito que qualquer um é bem-vindo à festa. Ou seja: é uma folia para todos e com respeito à diversidade.

As últimas edições, conforme a organização, reuniram mais de 5 mil pessoas. A expectativa é que o número seja ainda maior, em 2020.