Cinema

Cinema Psi discute saúde mental em Goiânia

Os tempos estão difíceis e discussões sobre saúde mental parecem estar, finalmente, deixando de ser…

Os tempos estão difíceis e discussões sobre saúde mental parecem estar, finalmente, deixando de ser tabu por questão de pura necessidade conforme notícias sobre depressão e suicídio ganham maior destaque na mídia. A inquietação está posta e o momento é ideal para falar sobre o assunto.

Com isto em mente, começa hoje (30) nos cinemas Lumière do shopping Bougainville a 1º mostra Cinema Psi, com curadoria do professor doutor Lisandro Nogueira.

Até o dia 6 de setembro serão exibidos 14 filmes que possuem a loucura e a saúde mental como temas centrais. Em sua abertura, marcada para esta noite às 20h, será exibido o filme Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, com presença da cineasta. Já no dia 6, o encerramento terá o lançamento de As Duas Irenes, de Fábio Meira.

“Essa ideia pintou a partir do momento que começaram a surgir perguntas sobre o por que de tanta intolerância, tanta violência, tanto mal estar que estamos vivendo, fortíssimo. Um mal estar a partir da velocidade das coisas que nos impede de refletir minimamente, estamos em uma sociedade de ansiosos e isso reflete na saúde mental”, conta Lisandro.

“A partir disso, a gente pensou em fazer uma mostra que discutisse esse mal estar e temas como a loucura, a violência e também temas sobre a mulher contemporânea, sobre a transexualidade, todas estas questões serão abordadas na mostra”, completa.

Porém, se você pensou em alguns filmes conhecidos sobre o tema, como Uma Mente BrilhantePersona ou Um Estranho Ninho, não vai ser dessa vez: “É uma mostra de filmes com um outro olhar. Um Estranho no Ninho já foi extremamente debatido, então a ideia é trazer filmes contemporâneos”, explica o professor.

Ele chama atenção para alguns exemplos que serão exibidos: “Temos A pele de Vênus, que discute masoquismo e amor; O Jantar, que discute as novas configurações familiares e a intolerância; o Frantz, que é um filme bem recente que discute a intolerância e o sentimento de amizade entre os povos, enfim”.

Porém, para mostras futuras, Lisandro acha que retomar um pouco a discussão sobre os clássicos seja interessante: “A gente pode fazer no ano que vem. É uma boa ideia. Este é só nosso primeiro ano e para ele optamos por focar em filmes contemporâneos”.

O professor chama atenção para os convidados, incluindo a vinda de Contardo Caligaris que irá exibir um episódio do seriado Psi: “A vinda do Contardo é  um presente para nós, no sábado”, comentou. Mas o professor destacou também os convidados locais: “Psicanalistas e psiquiatras daqui que raramente tem essa oportunidade de falar, não tem lugar pra falar em público, e essa é uma grande abertura, é um momento para esse pessoal estar lá e endereçar este mal estar”.

Serviço:

1ª Mostra Cinema Psi

de 30 de agosto a 6 de setembro

Cinemas Lumière, Shopping Bougainville

Informações e programação: cinemaslumiere.com.br/cinemapsi