Cinema

Crítica: Bad Trip | Netflix

Existe um estilo de comédia que começou na TV que utiliza câmeras escondidas para criar…

(Foto: Reprodução/Netflix)

Existe um estilo de comédia que começou na TV que utiliza câmeras escondidas para criar situações com pessoas não atores e extrair reações autênticas dos, digamos, enganados. “Jackass” popularizou isso no inicio do século com seus filmes recheados de sketches (produção humorística de duração muito reduzida, constituída somente por uma cena) que foram lançados no cinema. Depois a mesma equipe realizou “Vovô Sem Vergonha”, que foi o primeiro filme do grupo a utilizar uma história de ficção misturada com pegadinhas. E, claro, falar disso sem mencionar “Borat” é um ultraje já que os dois longas estrelados por Sacha Baron Cohen também recorrem ao artifício.

Mas enquanto “Borat” consegue trazer certo peso narrativo e reflexões políticas e sociais em suas cenas (misturadas também com o modelo de ‘falso documentário’), filmes como os já citados “Vovô Sem Vergonha” e agora este “Bad Trip” – disponível na Netflix – a história pouco importa. Eles criam um trama totalmente superficial e esquecível apenas para chamar a obra de “filme” e evitar que seja apenas um emaranhado de sketches desconexos.

Porém, ainda que o roteiro seja péssimo, o mais importante aqui é se as cenas de câmera escondida são engraçadas ou não. E isso vai muito de cada pessoa. Particularmente, achei grande parte desses momentos de “Bad Trip” divertidos. Amo pegadinhas, e acho mais engraçado observar a reação de quem não é ator, mas está ali sem saber que tudo não passa de um filme. Momentos como a parte em que um gorila estupra um cara, ou o excesso de vômito em um bar, ou dois pênis pregados um no outro, ou quando uma galeria de arte em Nova York é destruída são algumas das sequências mais divertidas do longa.

São situações escrachadas, exageradas e forçadas, sim, afinal, na comédia se tem essa liberdade, e se você é o tipo de pessoa que também se diverte com esse tipo de baboseira, bem, “Bad Trip” é uma comédia pra você. Claro que não são todos os sketches que funcionam, muitos são extremamente sem graça, mas isso é normal em qualquer situação de pegadinha. Não são todas que valem a pena. Mas no saldo geral, “Bad Trip” é uma comédia esquecível, sem dúvida, mas que proporciona alguns momentos engraçados.

Bad Trip/EUA – 2021

Dirigido por: Kitao Sakurai

Com: Eric André, Lil Rel Howery, Michaela Conlin…

Sinopse: Bad Trip é uma comédia ao melhor estilo “road movie”, seguindo as desventuras dos amigos Chris (Eric André) e Bud (Lil Rel Howery) cruzando o país, a caminho de Nova York. Através de câmeras escondidas e contando com um humor ácido, pode-se esperar muitas pegadinhas e risadas.

Bad Trip (2020) - IMDb