Cinema

Oscar | Academia faz história e indica pela primeira vez duas mulheres como Melhor Diretor

Pela primeira vez na história de quase um século do Oscar, mais de uma diretora…

(Foto: Reprodução/Internet)

Pela primeira vez na história de quase um século do Oscar, mais de uma diretora foi indicada na categoria de Melhor Diretor.

Os diretores Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança) foram nomeadas ao 93º Oscar, e Zhao é também a primeira mulher não branca a ser indicada na categoria de direção.

No total, apenas cinco mulheres foram indicadas na categoria de melhor diretor. A primeira delas aconteceu em 1977 e foi Lina Wertmüller por “Pasqualino das Sete Beldades”, seguida por Jane Campion (O Piano, 1994), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, 2003), Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2010) e Greta Gerwig (Lady Bird, 2018). Bigelow é a primeira e única mulher a vencer na categoria.

Zhao também bateu outro recorde para as mulheres. Ela é a única mulher a receber quatro indicações em um único ano. Foi indicada nas categorias de Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor e Melhor Filme (já que é uma das produtoras).

Fennell, que é a primeira mulher estreante na direção a ser indicado ao prêmio da Academia, recebeu três indicações (Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Filme)

Os vencedores do Oscar 2021 serão anunciado em 25 de Abril de 2021.