Premiação

Oscar enfrenta problemas após anunciar que indicados não poderão aceitar o prêmio pelo Zoom, apenas presencial

A boa notícia é que o Oscar está avançando com planos para um grande show…

(Foto: Reprodução/Amanda Schwab/Starpix/Shutterstock)

A boa notícia é que o Oscar está avançando com planos para um grande show no domingo dia 25 de abril. A má notícia é que vários indicados podem não estar presentes na cerimônia.

Indo contra a corrente de outras premiações deste ano e da realidade da era Covid, a Academia informou para todos os indicados na semana passada, por meio de uma carta, que não será permitido aceitar o prêmio através de ligação online por Zoom, e que todos os discursos de aceitação só poderão ser feitos presencialmente.

A 93ª entrega dos Oscars vai acontecer este ano na Union Station no centro de Los Angeles, mas o habitual teatro Dolby Theater também será usado mas apenas para apresentações musicais.

Isto está causando dor de cabeça não apenas para os indicados que virão de locais internacionais, mas também para publicitários e estúdios/distribuidores que têm que pagar a conta e lidar com a logística de levar os seus candidatos para os Estados Unidos. As reclamações dos que estão na linha de frente são altas e a Academia tem ouvido reclamações diretamente deles.

Uma fonte com dezenas de nomeados em todo o mundo disse ao site Deadline que o custo das estadias em hotéis por duas semanas, ou mais, incluindo os 10 dias de quarentena exigidos, irá “levar à falência” todo o orçamento das empresas, sem mencionar os problemas causados ​​por alguns nomeados que estão trabalhando em outros países – se eles quiserem ir ao Oscar, isso poderia significar encerrar suas produções na maior parte do mês de abril apenas por questões de quarentena que teriam que ocorrer tanto na saída quanto no retorno de todos os pontos internacionais, muitos deles como Itália, França, Reino Unido e outros em locais com bloqueios e severas restrições à viagens.

O Reino Unido, por exemplo, está prestes a cobrar uma multa de £5.000 libras para viajantes pegos saindo para qualquer atividade que não seja negócios urgentes, razões médicas, etc. Um publicitário falou ao site não sabe o que vai fazer já tem como responsabilidade um nomeado para edição na Grécia, um cineasta em Paris, um nomeado para atuação na Inglaterra e outro em um local “não revelado” mas não em Los Angeles. Como ele, outros vários produtores nomeados também se encontram na mesma situação.

Um consultor, irritado com o que eles chamam de “arrogância” por não permitir a participação virtual nesta situação única do mundo, está aconselhando os estúdios a obter uma resposta firme dos produtores do Oscar se esta é uma decisão final e, em seguida, decidir como proceder em trazer seus indicados para Los Angeles – ou não.

A entrega dos Oscars acontece em 25 de Abril de 2021. No Brasil, será transmitido pelo canal TNT à partir das 22 horas.