DA NOSSA TERRA

Conheça a história do filme ‘A Igrejinha da Serra’, de Alberto Rocco, ferido em acidente em Rio Verde

Acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), na BR-452

Filme ‘A Igrejinha da Serra’, de Alberto Rocco
Foto Leonardo Oliveira Silva

O filme “Igrejinha da Serra” foi gravado em 1979 e conta uma história baseada em fatos reais, que se passa em Rio Verde, Goiás. A trama segue a história do casal Rosa e Evaristo, que se apaixonam profundamente. No entanto, o casal enfrenta barreiras sociais devido à diferença de classe, com Rosa sendo uma jovem rica, filha de um fazendeiro, e Evaristo, um rapaz de origem humilde.

O pai de Rosa se opõe ao relacionamento dos jovens, o que os leva a tomar uma decisão extrema. Eles decidem encerrar suas vidas aos pés de uma cruz localizada no topo de uma serra, como mostra o filme.

Foto: Reprodução/Youtube

O local retratado no filme realmente existe até hoje e está situado a uma distância de 40 km de Rio Verde, na Serra da Capa Branca. No local existe uma cruz, conforme mostrado no filme e uma igrejinha, onde os fiéis vão para fazer pedido e agradecer as bênçãos alcançadas. 

Foto: Reprodução/Youtube

A obra foi dirigida e estrelada por Alberto Rocco, que também escreveu o roteiro. A esposa de Rocco, Carmem Mendonça, interpretou o papel principal da personagem Rosa no filme. Em entrevista à TV Anhanguera, Carmem conta o motivo de não ter seguido na carreira de atriz. “O preconceito era muito grande, com pessoas que trabalham em televisão, artistas”, pontua. A professora diz ainda, que apesar de não ter seguido na carreira, guarda boas recordações da época. 

A história real

A história retratada no filme “A Igreja da Serrinha” foi inspirada por eventos reais que aconteceram em 1889. Naquele período, Rosalina Pereira Valle, filha de um fazendeiro rico, se apaixonou por Evaristo Alves de Mendonça. As diferenças sociais entre eles foi o motivo do pai de Rosa se opor ao relacionamento. A tragédia se desenrolou quando Rosa, atormentada, subiu até os pés de uma cruz e ingeriu veneno, tirando a própria vida. Em um gesto de remorso, seu pai construiu uma pequena igreja no local em homenagem à sua filha.

Foto: Reprodução/Youtube

Diferentemente do filme, Evaristo não seguiu o mesmo caminho trágico de sua amada. Ao saber da morte de Rosa, ele deixou a cidade e permaneceu desaparecido por muitos anos, retornando posteriormente. Evaristo viveu até uma idade avançada e, por volta de 1970, faleceu no Abrigo dos Velhos, em Rio Verde. 

Assista ao Filme