Streaming

Crítica: Cats (2019)

“Cats”, a adaptação cinematográfica do popular musical da Broadway criado por Andrew Lloyd Webber, entrou…

(Foto: Reprodução/Universal)

“Cats”, a adaptação cinematográfica do popular musical da Broadway criado por Andrew Lloyd Webber, entrou no catálogo do Amazon Prime Vídeo. Então vou aproveitar esta oportunidade para falar deste… Ousado? À frente do seu tempo? Revolucionário? O que estava na mente do diretor Tom Hooper quando imaginou este projeto? Particularmente, acredito que boas intenções.

Mas vamos tirar o elefante da sala: “Cats” é um filme ruim. Ponto. É chato. Arrastado. E sua história não faz sentido. Ou seja: é uma adaptação PERFEITA do musical insuportável da Broadway (desculpe fãs!). O longo é fiel às suas origens, e seu maior problema está muito longe de ser a história e personagens, pois estes já eram ruins desde a fonte original. Mas o maior problema de “Cats” está justamente na escolha de utilizar efeitos digitais nos atores para transformá-los em gatos – diferente da maquiagem usada nos palcos.

Os efeitos atrapalham nos movimentos do elenco e há inúmeros momentos ao longo do filme em que o rosto dos atores não se encaixa no corpo digital, e tudo soa fora do lugar e naturalmente estranho. Além da escolha criativa em manter aspectos humanoides na caracterização, como os narizes, mãos e pés humanos. Se não fosse os efeitos e o filme não envolvesse protagonistas felinos, o longa seria como tantos outros musicais clássicos de Hollywood, movido a muita dança e música. Por outro lado, se o diretor tivesse optado por usar maquiagem nos atores, muitos iam reclamar alegando que fantasia de gato só dá certo no teatro, e não no cinema. Ninguém nunca está satisfeito e, por isso, tiro o chapéu para a ousadia do diretor Tom Hooper em ao menos tentar fazer algo diferente.

Fora os efeitos digitais que são a maior distração do filme, “Cats” é um musical totalmente mal escrito, sem um foco central e repleto de personagens descartáveis e desinteressantes. Nunca gostei da peça teatral, e o filme apenas ressalta o vazio desta obra superestimada de Andrew Lloyd Webber – que é, sem dúvida, um grande compositor (o sujeito compôs o “O Fantasma da Ópera” poxa vida!).

“Cats” é um embaraço total com pouquíssimos bons momentos e coreografias competentes. Mas não é um material, em minha opinião, que rende uma adaptação visualmente boa para o cinema, ao menos não em live-action. Mas fizeram e deu no que deu.

Cats/EUA – 2021

Dirigido por: Tom Hooper

Com: Judi Dench, Ian McKellen, Jennifer Hudson, Jason Derulo, Idris Elba, Robbie Fairchild, James Corden, Francesca Hayward, Ray Winstone, Rebel Wilson, Taylor Swift…

Sinopse: Uma tribo de gatos chamada Jellicles todo ano precisa tomar uma grande decisão em uma noite especial: escolher um dos gatos para ascender para o Heaviside Layer e conseguir uma nova e melhor vida. Cada um dos gatos conta a sua história para sua líder, a velha Deuteronomy (Judi Dench), na tentativa de ser o escolhido.

Cats poster - Foto 30 - AdoroCinema