Seriado

Crítica: Cobra Kai (4ª temporada) – Netflix

“Cobra Kai” é um desses fenômenos certeiros que conseguiu trabalhar maravilhosamente bem não apenas a…

(Foto: Reprodução/Netflix)

“Cobra Kai” é um desses fenômenos certeiros que conseguiu trabalhar maravilhosamente bem não apenas a memória afetiva dos fãs de “Karatê Kid”, mas também agregar um público novo que nunca viu os filmes antigos (para quem não sabe, a série é uma continuação da franquia “Karatê Kid”, que foi popular nos anos 80). Mas a gente precisa ser sincero: é uma novelinha adolescente cheia de marmanjo velho brigando pra ver quem é o melhor do bairro (no caso aqui, quem é o melhor dojo de karatê).

Brincadeiras a parte (mas ainda sendo verdade), “Cobra Kai” é um programa divertido de assistir apesar de ser, sim, uma novelinha adolescente. É um seriado que constrói magistralmente o equilíbrio entre a geração antiga e a nova, e faz isto tornando os atores originais da franquia figuras interessantes para o público novo que consome Netflix sem tirar o celular das mãos. E é um desses seriados que você assiste com um sorriso no rosto, possui algumas cenas de luta empolgantes e tudo entregue de maneira fácil de entender e fácil de digerir.

É um seriado que não exige tanta atenção e se repete demais em seus dramas. Eu até falei isto em minha crítica da terceira temporada aqui no Telemania, mas o show tem se tornado óbvio demais, repetitivo e sem o mesmo coração do começo. Algo que começou surpreendente para todos, caiu agora em um marasmo exaustivo com personagens que nunca evoluem ou aprendem com os seus erros. São as mesmas discussões e os mesmos conflitos sobre quem é o melhor sensei, ou o melhor dojo, ou quem vai bater em quem por ser do grupo tal… A mesma coisa em quatro temporadas!!!!. Chega a ser um pouco constrangedor acompanhar um bando de velhos, alguns idosos que mal conseguem andar direito, em briguinhas nível quinta série sobre quem vai superar quem. E se tinham trazido o vilão John Kreese (Martin Kove) dos filmes antigos, agora outro vilão retorna: Terry Silver (Thomas Ian Griffith), que até começa mostrando certa maturidade e evolução desde os longas oitentistas, mas depois cai de novo na caricatura do cara “malvadão”

No entanto, “Cobra Kai” é uma série com imenso carisma e um poder viciante. Talvez pela leveza, simplicidade ou até mesmo pelos próprias obviedades que torna tudo tão familiar e de fácil absorvição. É gratificante e um ótimo remédio para começar o ano novo com leveza. Mas, particularmente, não sei se vou conseguir acompanhar mais duas ou três temporadas com estas mesmas briguinhas entre Cobra Kai e Miyagi-Do (tem hora que até a nostalgia exauri todo o seu poder de aceitação).

Cobra Kai Season 4/EUA – 2021

Criado por: Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg

Total de episódios: 10

Com: Ralph Macchio, William Zabka, Xolo Maridueña,Courtney Henggeler, Tanner Buchanan, Mary Mouser, Jacob Bertrand, Martin Kove…

New Cobra Kai Season 4 Art Demands A Fight For The Soul Of The Valley