Especial

Crítica: Dois Caras Legais (2017) – Especial de Férias

Se há um sujeito que sabe dirigir atores e criar uma ótima química entre eles…

(Foto: Divulgação)

Se há um sujeito que sabe dirigir atores e criar uma ótima química entre eles este cara é Shane Black. Seu primeiro trabalho notório em Hollywood foi como roteirista em “Máquina Mortífera”, onde não apenas a carreira de Mel Gibson foi alavancada ao estrelato, como consolidou Black no mercado e o fez responsável por modernizar o intitulado “buddy cop movie” (filme de dupla policial).

Mas foi apenas em 2005 que Black estreou na direção com o excelente “Beijos e Tiros”, um noir moderno espalhafatoso, mas não menos intrigante e genial, que traz outra dupla soberbamente dirigida por ele: Robert Downey Jr. e Val Kilmer em uma parceria explosiva que infelizmente é pouco lembrada.

Mas além de conseguir criar duplas marcantes que funcionam muito bem, outra característica do cinema de Black é o seu humor pontual que não sai do controle e não tira o foco da história central. Ele existe, é ótimo e super divertido, mas a trama não para por causa dele. O ritmo não é prejudicado, não há momentos desnecessários, e tudo é criado em favor do desenvolvimento narrativo.

Em “Dois Caras Legais” todas estas características apresentadas acima são presentes. A história pode até soar confusa, e de fato é, mas ela em nenhum momento prejudica o ritmo ou diminui a ótima química entre Russell Crowe e Ryan Gosling. Aliás, a direção de Black favorece e muito o seu roteiro, e todos os eventuais problemas que se pode encontrar nele são amparados pelo dinamismo narrativo e a excelente interação do elenco.

Se Crowe e Gosling são dignos de todos os elogios possíveis, a garotinha Angourice Rice, que interpreta a filha de Gosling no longa, não fica de fora da equação e surge como a grande surpresa do elenco. Talentosa, bonita e com uma presença em cena que não diminui em nada diante dos dois veteranos protagonistas, a atriz que na époica estava com 15 anos, sem dúvida alguma, é uma revelação.

“Dois Caras Legais” é imperdível. Um dos filmes mais divertidos dos últimos anos que infelizmente não recebe a atenção que deveria. Mas não seja por isto, a obra vale cada segundo e cada momento com Russell Crowe, Ryan Gosling e Angourice Rice juntos. Recomendado!

The Nice Guys-EUA

Ano: 2016 – Dirigido por: Shane Black

Elenco: Russell Crowe, Ryan Gosling, Angourice Rice, Kim Basinger

Sinopse: Na Los Angeles dos anos 1970, a filha de uma funcionária do Departamento de Justiça dos Estados Unidos é sequestrada e ela decide contratar Jackson Healy (Russell Crowe), brutamontes violento e ex-alcoólatra, para investigar o caso. O trabalho revela-se mais complicado do que o esperado e ele decide contar com a ajuda a um medroso e atrapalhado detetive particular (Ryan Gosling).

Trilha sonora: Dois Caras Legais, por John Ottman & David Buckley