Especial

Crítica: Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) – Especial Wizarding World

Sempre quando chego em “O Enigma do Príncipe” sou acometido por um sono profundo e…

(Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Sempre quando chego em “O Enigma do Príncipe” sou acometido por um sono profundo e não consigo passar dos primeiros 30 minutos na primeira tentativa. Talvez por ser um filme mais lento e mais concentrado em organizar as peças do tabuleiro para o grande desfecho. Mas não deixa de ser uma obra sóbria, competente e com alguns momentos emocionalmente memoráveis.

Dirigido novamente por David Yates, “O Enigma do Príncipe” é o começo definitivo do fim. Harry vai descobrir segredos importantes e ações necessárias para destruir Lord Voldemort. É um episódio criado para se aprofundar não somente na história de Voldemort, como na de outros personagens essenciais à narrativa.

Mas um dos pontos fundamentais no filme é a relação de Harry com Dumbledore. Aqui temos não somente um desfecho emocionante para esta amizade, mas uma das entregas mais marcantes de Michael Gambom no personagem.

Como é habitual em quase todo filme de Harry Potter, temos sub tramas que em nada acrescentam e colaboram para um humor adolescente que exagera. E Ron Weasley (Rupert Grint) é o responsável por muitos desses momentos.

“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” pode não ser memorável ou marcante como outros capítulos da saga, mas possui sua importância e peso emocional necessários para o desenvolvimento dessa história de sete livros (e oito filmes). A ambientação soturna e opressora mantida por Yates é importante para criar esta sensação de que estamos, de dato, à caminho do fim. Sem finais fechados agora, até o episódio final é angústia atrás de angústia. É tensão atrás de tensão.

Harry Potter and the Half Blood Prince/EUA, REINO UNIDO – 2009

Dirigido por: David Yates

Com: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Alan Rickman, Jim Broadbent, Julie Walters, Ralph Fiennes, Helena Bohan Carter…

Sinopse: Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent) para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape (Alan Rickman) enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Paralelamente Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo Rony (Rupert Grint), que também é alvo de interesse de Dino Thomas (Alfie Enoch).

Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009) - IMDb