Seriado

Crítica: Super Pumped – A Batalha Pela Uber (minissérie) – Paramount+

Eu amo seriados ou filmes sobre grandes empresas, ou famosos fundadores, pois é inegável o…

(Foto: Paramount+)

Eu amo seriados ou filmes sobre grandes empresas, ou famosos fundadores, pois é inegável o rico material à disposição, além de personagens dos mais diversos arquétipos e ambições. Principalmente quando este mundo envolve tecnologia e o cenário moderno atual. A Uber foi fundada em 2009 e é uma potência mundial nova que mudou a realidade dos transportes urbanos ao oferecer um serviço mais barato do que o táxi através da busca por motoristas baseada na localização.

A proposta deste seriado “Super Pumped” é contar em cada temporada parte da história de polêmicos fundadores, e nada mais intrigante do que começar por uma empresa altamente conhecida hoje em dia, mas que pouco se sabe sobre sua história. O show não quis começar por nomes óbvios como Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg ou Jeff Bezos, mas mirou em Travis Kalanick para ser a força motriz desta trama sobre um sujeito disposto a revolucionar o mercado, mas ao mesmo tempo ultrajante e sem pudor em utilizar qualquer ferramenta para evitar perder.

Tenho apenas uma ressalva: a qualidade da narrativa e atuações são incontestáveis, mas acredito que a série se beneficiaria com mais alguns episódios para se aprofundar melhor em certas polêmicas e complicações vivenciadas pela Uber, como, por exemplo: a guerra conflituosa com os taxistas, as polêmicas de assédio moral dentro da empresa, os problemas de segurança com passageiros e motoristas no uso do aplicativo, enfim, questões essenciais quando se fala da Uber e que aqui são apresentadas, mas pouco aprofundadas. Infelizmente.

No entanto, “Super Pumped” abraça várias qualidades de uma ótima série biográfica. É um show objetivo, nunca parado ou cansativo, e possui um elenco sensacional que torna tudo melhor. A narrativa é pulsante e efervescente, e a cereja do bolo é ter Quentin Tarantino como narrador de toda a história. Tarantino injeta ainda mais insanidade e empolgação em sua leitura, e juntamente com as atuações excelentes de Joseph Gordon-Levitt, Kyle Chandler, Kerry Bishé, Babak Tafti e Uma Thurman, a série vale o investimento. Recomendado!

Super Pumped: The Battle for Uber (Temporada 1) – 2022

Criado por: Brian Koppelman e David Levien

Número de episódios: 07

Onde assistir: PARAMOUNT+

Com: Joseph Gordon-Levitt, Kyle Chandler, Kerry Bishé, Babak Tafti,Uma Thurman, Quentin Tarantino…

Sinopse: Na primeira temporada da série antológica Super Pumped, baseada no livro de mesmo nome escrito por Mike Isaac, conhecemos a trajetória de uma das empresas unicórnio mais bem-sucedidas e grandiosas que já surgiram no Vale do Silício: o Uber. Travis Kalanick (Joseph Gordon-Levitt) é o CEO do Uber e acaba sendo deposto em um golpe da diretoria de sua própria empresa. Ele possui um relacionamento conturbado com seu mentor, Bill Gurley (Kyle Chandler), um popular capitalista de risco que aposta toda a reputação que construiu no sucesso do aplicativo Uber, tendo que lidar com as consequências das ações de Travis. Além disso, Arianna Huffington (Uma Thurman), é uma experiente empresária co-fundadora do site de notícias The Huffington Post que agora faz parte do conselho do Uber. A ideia por trás de Super Pumped é que, a cada temporada, o programa explore a origem de grandes negócios que mudaram a cultura e o hábito de consumo de seus consumidores.

Super Pumped: A Batalha Pela Uber | série sobre os bastidores por trás da criação do