Clássico

‘E.T – O Extraterrestre’: Spielberg conta como Harrison Ford foi essencial para filme ser feito

Steven Spielberg estava em clima nostálgico esta semana, aparecendo no TCM Classic Film Festival para…

(Foto: Universal)

Steven Spielberg estava em clima nostálgico esta semana, aparecendo no TCM Classic Film Festival para comemorar o 40º aniversário de “E.T. – O Extratrrestre.” No tapete vermelho, ele revelou que seu amado filme poderia ter sido muito diferente se não fosse a ajuda do amigo e ator Harrison Ford.

Spielberg lembrou que teve a ideia do filme enquanto filmava “Indiana Jones e os Os Caçadores da Arca Perdida” na Tunísia (via The Hollywood Reporter). Ele não teve tempo de escrever o roteiro sozinho, mas achou que conhecia a pessoa perfeita para o trabalho: Melissa Mathison, a roteirista por trás de “O Corcel Negro” que estava namorando Harrison Ford na época.

“Eu praticamente tinha trabalhado a maior parte da história e precisava de um escritor para escrevê-la comigo, ou escrevê-la apenas com base na história”, disse Spielberg. “Eu estava filmando na Tunísia; estávamos filmando do lado de fora do Well of the Souls com Harrison, e a namorada de Harrison, Melissa Mathison, estava lá no local… Eu estava conversando com ela e contei a ela minha ideia de ‘ET’, toda a história. E ela disse: ‘Eu me aposentei da escrita, não escrevo mais. Não estou mais interessada em escrever. É muito difícil.’ Ela me recusou.”

Mathison não estava tão interessada, mas Spielberg ainda não estava pronto para desistir dela. Ele tomou outro caminho, optando por convencê-la, lançando a história para Harrison Ford primeiro. Parece que seu discurso ressoou mais com Ford do que com Mathison, pois ele finalmente a convenceu a aceitar o trabalho.

“Fui até Harrison e disse: ‘Sua namorada me recusou. Ela não quer escrever meu próximo filme'”, disse Spielberg. “Ele disse: ‘Bem, deixe-me falar com ela. O que eu perdi?” Acho que não contei a história muito bem porque contei a história novamente e ela ficou muito emocionada e se comprometeu ali mesmo no deserto da Tunísia.”

A colaboração acabou muito bem para os dois. “E. T. – O Extraterrestre” foi um grande sucesso lançado em 1982, e se firmou como um dos grandes clássicos de aventura da Sétima Arte, além de ter ganhado quatro Oscars de nove indicações. Mathison recebeu o único crédito de escrita, recebendo uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original por seus esforços. Mathison faleceu em 2015, mas ela colaborou uma última vez com Spielberg em “O Bom Gigante Amigo”, de 2016, que ele dirigiu a partir de um roteiro que ela escreveu.