Cinema

Emma Stone fala sobre regra da Disney de ‘não fumar’ no filme ‘Cruella’

A transformação de Emma Stone em Cruella de Vil no filme “Cruella”, que mostra as…

(Foto: Reprodução/Disney)

A transformação de Emma Stone em Cruella de Vil no filme “Cruella”, que mostra as origens da icônica vilã dos dálmatas, não tem uma característica marcante da personagem: o seu cigarro de marca registrada e uma longa piteira. Isso porque a Disney começou a proibir o fumo em todos os seus filmes já em 2007, depois estendeu a proibição a todas os projetos da Lucasfilm, Marvel e Pixar em 2015. Mas a proibição não impediu Stone de querer pegar a piteira da Cruella para ela no novo filme.

“Isso não é permitido em 2021”, disse Stone quando o The New York Times mencionou Cruella como não fumante no filme live-action. “Não podemos fumar nas telas de um filme da Disney. Foi difícil não ter aquela piteira … Fiquei tão empolgado com aquela nuvem de fumaça verde lá dentro, mas não foi possível. Não quero promover o fumo, mas também não estou tentando promover filhotes que esfolados.”

Todos os grandes estúdios proibiram o fumo de alguma maneira ao longo dos anos, com a Warner Bros. começando a limitar o fumo na tela desde julho de 2005. A Netflix ganhou as manchetes em julho de 2019 por se comprometer a eliminar o fumo em toda a programação não direcionada exclusivamente para adultos. Um porta-voz da gigante do streaming disse na época: “A Netflix apoia fortemente a expressão artística. Também reconhecemos que fumar é prejudicial e, quando retratado de forma positiva na tela, pode influenciar adversamente os jovens. No futuro, todos os novos projetos que encomendamos com classificações de TV-14 ou inferior para séries, ou PG-13 ou inferior para filmes estarão livres de cigarros e cigarros eletrônicos – exceto por razões de precisão histórica ou factual.”

“Cruella” está disponível para assistir nos cinemas e também no Disney+ através do Access Premium por um valor adicional de R$ 69,90.