POLÊMICA

Entidade LGBTQI+ aciona Justiça de Goiás contra dupla sertaneja por transfobia

A Aliança Nacional LGBTQI+ protocolou ação civil pública na Justiça de Goiás contra a dupla…

Pedro Motta e Henrique lili Entidade LGBTQI+ aciona Justiça de Goiás contra dupla sertaneja por transfobia
(Foto: Reprodução)

A Aliança Nacional LGBTQI+ protocolou ação civil pública na Justiça de Goiás contra a dupla sertaneja Pedro Motta e Henrique na última terça-feira (22), por causa da música ‘Lili‘. Desde que foi lançada, ‘Lili’ é alvo de denúncias de transfobia. “Ô Lili, por que você mentiu pra mim? Ô Lili, o amor da minha é um travesti” diz a letra da canção.

De acordo com a advogada da entidade, uma notícia crime foi protocolizada na Justiça pedindo que o Ministério Público de Goiás (MP-GO) averigue a situação.

Uma outra ação pede a retirada da música ‘Lili’ das plataformas de streaming, além de uma indenização por danos morais coletivos, em valor que deve ser revertido para instituições que defendem os direitos das pessoas transexuais e travestis.

“Nenhum tipo de preconceito deve ser admitido, especialmente quando usado para alcançar fama ou dinheiro”, lê-se em um trecho da nota oficial da Aliança LGBTQI+, publicada no Instagram da organização.

NOTA SOBRE AS MEDIDAS ADOTADAS NO CASO DE TRANSFOBIA DA MÚSICA DE UMA DUPLA SERTANEJA…

Publicado por Aliança Nacional LGBTI em Terça-feira, 22 de dezembro de 2020

O Mais Goiás entrou em contato com a assessoria da dupla Pedro Motta e Henrique, pedindo um posicionamento sobre a ação civil pública. Os representantes da dupla responderam apenas com o envio do vídeo que os sertanejos haviam publicado no Instagram na última terça-feira (23).

Neste vídeo, os cantores afirmam que “de forma alguma quiseram denotar qualquer tipo de preconceito“. “Queríamos usar a música para exaltar e evidenciar o amor. Mas como somos leigos no assunto, não conseguimos alcançar nossos objetivos. Nos últimos dias a gente parou para poder conhecer melhor sobre o assunto” diz Pedro Motta.

“Estamos nos retratando com o intuito de demonstrar que errar é humano. Nos expressamos muito mal no nosso primeiro posicionamento, mas a busca pela correção é sempre o melhor caminho”, continuam os cantores.

No primeiro posicionamento citado, a dupla pediu desculpas, mas não deixaram de celebrar o “sucesso” da canção. Henrique ainda diz que a dupla “até tem muitos amigos gays”.

Nova versão da Lili

Ainda no novo vídeo, Pedro Motta e Henrique apresentam uma “nova versão” da música ‘Lili’. Depois de um mês de namoro, aconteceu nosso love gostoso. Dentro de um motel realizado, descobri toda a verdade e nem tô preocupado. Agora eu entendo porque ela demorou para fazer amor, mas pra mim amor não tem, nem sexo nem cor“, cantam.

Confira o vídeo completo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pedro Motta e Henrique (@pedromottaehenrique)

Mesmo lançando essa “nova versão” de Lili, o clipe da canção acusada de transfobia continua no Youtube. Até o fechamento desta matéria, o vídeo contava com mais de 248 mil visualizações. Das reações do público, há 34 mil “não gostei”, contra 8,1 mil pessoas que “curtiram”.

Marília Mendonça é acusada de transfobia ao falar de boate goiana; vídeo