Carreira

Ethan Hawke: ‘Estou no começo do meu último ato como ator’

Aos 51 anos, Ethan Hawke viveu muitas vidas criativas. “A Sociedade dos Poetas Mortos” fez…

(Foto: Divulgação)

Aos 51 anos, Ethan Hawke viveu muitas vidas criativas. “A Sociedade dos Poetas Mortos” fez dele uma estrela aos 18 anos; aos 24 anos ele se tornou um ícone da Geração X com “Caindo na Real”. Ele tinha 25 anos quando “Antes do Amanhecer” deu início à icônica trilogia romântica que o seguiria pelos próximos 18 anos e o tornaria um roteirista com “Antes do Pôr-do-Sol” e “Antes da Meia-Noite”.

Ele se tornou diretor há muito tempo – ele fez “Dramas e Sonhos” em 2001 – e duas décadas depois, sua identidade está em ser um criador tanto quanto um ator. A série do Showtime “The Good Lord Bird” fez de Hawke um showrunner em 2020 e em sua nova série documental da HBO Max, “The Last Movie Stars”, Hawke volta seu foco para as carreiras e romances indescritíveis de Paul Newman e Joanne Woodward – embora o assunto possa também ser ele mesmo.

“Definitivamente, passei de um jovem velho para um jovem idoso”, disse ele ao IndieWire. “Mas é o começo, sabe?”

Durante uma entrevista ao IndieWire o ator falou de seus recentes projetos, carreira e planos para o futuro. Sobre o fim de sua carreira como ator, ele respondeu:

“Eu definitivamente mudei de ser um jovem velho para ser um jovem velho. Eu prefiro isso. Eu sinto que interpretar John Brown em “The Good Lord Bird” foi isso para mim: o começo da minha carreira de “velho”, o começo do meu último ato. Mas é o começo, sabe? Eu definitivamente me pego olhando para uma filmografia e pensando em quais eu poderia ter cortado porque eu tenho pouco tempo sobrando. Eu sei que eu só tenho tantos filmes restantes. Você tem uma consciência do tempo. Quando eu era mais jovem, eu pensava: “Vou fazer isso, vou fazer aquilo, será uma boa experiência de aprendizado e depois tentarei isso”, pensando que tinha todo o tempo do mundo. Agora, eu fico tipo, “Eu não aprendi nada com aquele ou aquele, e esse teria sido melhor gasto em três meses com minha família.”

A entrevista completa pode ser lida AQUI.