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Fãs da Marvel estão fatigados com franquia, enquanto os da DC preferem filmes não conectados, diz pesquisa

Mais de um terço dos fãs da Marvel se sentem cansados com o fluxo constante…

(Foto: Divulgação)

Mais de um terço dos fãs da Marvel se sentem cansados com o fluxo constante de conteúdo exibido nos cinemas e no Disney+ este ano, de acordo com um novo estudo divulgado na quinta-feira pela plataforma Fandom. Mas o estudo também mostra que os fãs da Marvel também estão muito mais inclinados a assistir a qualquer projeto da Marvel em comparação com os fãs da DC, que por sua vez são mais propensos a consumir filmes e programas de TV sobre um super-herói específico, em vez de todo o catálogo da DC.

Essas são algumas das extensas descobertas do estudo, que se baseou em uma pesquisa com 5.000 fãs de entretenimento e jogos entre 13 e 54 anos, bem como o que o Fandom chama de “insights proprietários” de sua plataforma de mais de 300 milhões de usuários mensais em todo o mundo com 250.000 wikis diferentes.

A afirmação mais intrigante do estudo é que os fãs podem ser divididos em quatro subcategorias de ordem aproximadamente decrescente de intensidade:

  • Os Defensores: Eles são a principal base de fãs, descritos como “profundamente investidos no IP”, tanto que é “parte de quem eles são”. É mais provável que assistam ao conteúdo nos primeiros dias após o lançamento. Algumas franquias com um grande número de ‘advogados’ incluem Marvel, “Rick and Morty”, “Harry Potter”, DC, “Star Wars” e “Stranger Things”
  • Os Intencionalistas: Esses fãs – que em média compõem o maior segmento da base de fãs de uma franquia – são mais exigentes, influenciados pelo marketing e críticas fortes, temas de narrativa e atores e cineastas por trás dos projetos. Eles provavelmente assistirão nas primeiras duas semanas. Franquias com um alto número de Intencionalistas incluem “The Sex Lives of College Girls”, “Breaking Bad” e “Better Call Saul”, “The Handmaid’s Tale”, “Game of Thrones” e “Only Murders in the Building”.
  • Os ‘Culturalistas’: eles são “fortemente influenciados pelo burburinho” em torno de um lançamento popular e veem o ato de assistir como uma oportunidade de se conectar com amigos e familiares, bem como de uma conversa cultural mais ampla. Eles provavelmente assistirão no primeiro mês. Franquias com um alto número de culturalistas incluem “Chicago Fire”, “Ted Lasso”, “True Detective”, “The Challenge” e “It’s Always Sunny in Philadelphia”.
  • O Que Flerta: Como o nome indica, esses são os diletantes, que estão mais interessados ​​em entretenimento do qual possam “entrar e sair” e “permitir que eles encontrem um terreno comum com outras pessoas ao seu redor”. Eles provavelmente assistirão quando tiverem tempo. Franquias com um grande número de “flerteiros” incluem um grande número de shows legados como “The Office”, “Bob Esponja Calça Quadrada”, “Gilmore Girls, “South Park” e “Friends”, bem como reality shows como “The Bachelor” e “ Real Housewives.”

“As palavras ‘fã’ e ‘superfã’ são usadas constantemente para descrever os consumidores de entretenimento, mas esses termos são muito genéricos para o mundo do entretenimento de hoje – os fandoms são complexos”, diz Fandom CMO, Stephanie Fried em um comunicado. “Entender as camadas da identidade dos fãs e conectar-se autenticamente com eles na hora certa e no lugar certo será a chave para os profissionais de marketing que buscam maximizar o sucesso em streaming, lançamentos teatrais e videogames.”

Ter mais Defensores e Intencionalistas em um fandom, como tem a Marvel (com 66%) sobre a DC (com 61%), pode ser uma vantagem para uma franquia – mas não é tão fácil assim. De acordo com o estudo da Fandom, 81% dos fãs da Marvel assistiriam a qualquer coisa lançada na franquia, enquanto 67% dos fãs da DC fariam o mesmo. Por outro lado, apenas 38% dos fãs da Marvel dizem que estão focados em super-heróis específicos, em vez de todo o Universo Cinematográfico da Marvel, em comparação com 57% dos fãs da DC que se preocupam mais com um ou dois super-heróis do que com o Universo DC completo.

Isso pode ser um fator importante para explicar por que apenas 20% dos fãs da DC dizem que estão cansados ​​com o número de lançamentos em um ano, contra 36% dos fãs da Marvel que se sentem assim. Até setembro, o Fandom relata que “Batman” com Robert Pattinson foi o “maior lançamento cinematográfico” do site global. Os fãs da DC também são 20% mais propensos do que os fãs da Marvel a comprar produtos – colecionáveis, roupas e até itens de menu inspirados em super-heróis.

A suposição geral do Fandom é que, em média, cerca de metade da base de fãs em potencial de uma franquia é composta por Culturalistas e O Que Flerta, sugerindo que o marketing que pode envolver esses fãs pode expandir ainda mais o alcance de uma franquia, especialmente para projetos originais que não fazem parte de IP pré-estabelecido.

“Alcançar os consumidores de maneira impactante não é uma fórmula única para todos”, diz Perkins Miller, CEO da Fandom. “Entender o espectro da identidade do fã e como isso afeta o comportamento do fã nunca foi tão crítico no cenário de entretenimento em constante expansão.”