RECUPERAÇÃO

Faustão recebe alta do hospital, 2 semanas após transplante de coração

Faustão passou 36 dias no hospital e há exatas duas semanas foi operado para o transplante

Faustão recebe alta de hospital três dias após ser internado pela segunda vez em São Paulo
Faustão recebe alta de hospital três dias após ser internado pela segunda vez em São Paulo (Foto ilustrativa: Reprodução)

Fausto Silva, 73 recebeu alta neste domingo (10) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, duas semanas após passar pelo transplante de coração. A informação foi confirmada pela unidade de saúde por meio de um boletim médico.

“O paciente seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco”, informou.

O apresentado havia sido transferido para o quarto ontem: “Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão”.

Faustão passou 36 dias no hospital e há exatas duas semanas foi operado para o transplante.

O comunicador continuará o processo de reabilitação em casa, na capital paulista, ao lado da família.

Da internação à saída

O apresentador deu entrada no Albert Einstein em 5 de agosto para tratamento de um quadro de insuficiência cardíaca, condição que vinha sendo acompanhada pela equipe médica desde o ano de 2020.

Diante do agravamento da doença, ele foi incluído na lista de espera por um transplante no dia 8 de agosto. A informação, no entanto, só veio a público no dia 20, por meio de um boletim médico.

“Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração”, informou o documento.

O comunicador recebeu o novo coração no dia 27 de agosto, em cirurgia realizada sem intercorrências. No dia 29, Fausto foi extubado e já estava consciente, conversando e com boa função do novo órgão.

Luciana Cardoso, 46, mulher do apresentador, explicou, por meio das redes sociais, por que a família optou por manter a necessidade de transplante longe dos holofotes. “A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia.”

Faustão fala pela 1ª vez

O artista concedeu a primeira entrevista após o transplante ao colunista Flavio Ricco, do R7, ainda durante a noite do dia 30 de agosto. “Eu não sinto dor alguma. Já estou andando, sentando, isso três dias depois da cirurgia”, disse o famoso.

No dia seguinte, por volta das 7h30, ele falou com o colunista de Splash Lucas Pasin sobre o primeiro pensamento quando acordou da cirurgia: “motivar a doação de órgãos”.

“Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão.”

Horas depois, o apresentador gravou um vídeo agradecendo à família do doador do novo coração. O vídeo foi publicado no perfil Faustão do meu Coração, criado pela família do comunicador para divulgar a doação de órgãos.

“Eu fico emocionado porque ele me deu a chance de viver de novo. Agradecer ao Érisson, irmão do Fábio, a Jaqueline, a viúva. Esses que eu tenho que agradecer. Às pessoas das mais humildes, que na hora que precisei, me deram um coração novo. Eu sei que na internet tem um monte de merda, os caras falando bobagem. Se eu tivesse preocupado com isso, não teria nem começado a minha carreira. Portanto, você que gosta de mim: eu tenho que dar uma satisfação para você”, disse.