Cinema

Filme sobre a vida do Padre Pelágio entra na reta final

Há quatro anos em desenvolvimento, o longa-metragem Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome entrou na…

Há quatro anos em desenvolvimento, o longa-metragem Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome entrou na sua reta final. O filme, dirigido por Fábio PH, de Trindade, faz a sua estreia no dia 24 de maio deste ano, abrindo o 1º Festival de Cinema de Trindade.

O diretor conta que o longo processo do filme foi dividido em duas partes iguais: pesquisa e filmagem. “Fizemos uma longa pesquisa e através dela nós chegamos à pessoa do Pelágio, que foi uma pessoa muito boa, que teve grandes feitos, envolvido em fatos muito interessantes e de total entrega à religião”, conta ele.

Já as gravações, que começaram há dois anos, foram feitas devagarzinho, já que todo o filme foi feito com financiamento próprio. “Começamos a gravar sabendo que faríamos aos poucos porque os recursos são próprios”, explica o cineasta, “Mas já estamos na reta final, faltam três sequências para gravar, e já estamos na pós-produção”.

Ele conta que está agilizando para entregar o filme pronto em 24 de maio e diz que não vai ter atraso: “fiz o compromisso”. O longa, todo de ficção, deve contar de forma dramática toda a vida do religioso até sua morte – e além: “A gente começa o filme com ele na Alemanha e vamos andando até depois da sua morte. O milagre que está no processo de beatificação lá no Vaticano ele fez em 1973 e ele morreu em 1961”, conta Fábio.

Bastidores (Divulgação)

Além da pesquisa documental, o cineasta entrevistou cerca de 40 pessoas que conviveram ou conheceram o padre enquanto ele atuava em Trindade, “gente que ele batizou, que ele casou, que ele aconselhou”, conta. E no filme, PH procura reunir um pouco de tudo: “Tem história de gente que ele foi guia espiritual, história de gente que ele curou e até de quem ele tirou o demônio”.

PH acredita que, com o longa, o Padre Pelágio se aproxime mais da beatificação que tramita há anos no Vaticano. Quem sabe este filme seja o empurrãozinho que falta: “Se você pegar a história dele, ele realmente merece a beatificação e a gente quer que o filme seja uma força para esse processo, para mostrar a benevolência dele, o quanto ele tem de causa a esse favor”.

O elenco é todo goiano e é composto principalmente por atores de Trindade, liderados pelo diretor de elenco Amarildo Jacinto. Tem também um pouquinho de Jaraguá, que contribuiu com seu Coral Gregoriano e com cenas gravadas na igreja local, preservada há 150 anos. Assinam a trilha sonora nomes como Flaviano Martins e Walter José.

Até o próprio diretor contribui para o elenco, estrelando o filme como o padre Pelágio adulto: “Eu atuei muito no passado. Minha carreira de ator estava encerrada em 2000. E na verdade quando pensei em fazer o filme, fiquei muito tempo nisso de ‘quem faria o padre?’”.

Fábio e elenco (Divulgação)

Ele chegou a cogitar grandes nomes: “cheguei até em pensar em um global, mas a grana não deu, ia ser muito caro, muito complicado. Aí eu pensei, vamos fazer um teste. Aí o Amarildo, diretor de elenco, disse que estava muito bom e graças a Deus recebi muitos elogios pelo papel”.

E depois da estreia, o que fazer? Fábio conta querer levá-lo para São Paulo e tentar exibi-lo em grandes redes de TV católicas. “Fui na sede da rede Vida mostrar isso e eles gostaram muito, disseram pra levar assim que estiver pronto”, disse. O longa também deve ter uma ampla divulgação local: “A minha ideia é lançar o filme e fazer um trabalho com ele durante a Romaria. Depois que tiver pronto nós vamos pra São Paulo dar uma andada”.

Enfim, Fábio espera entregar um filme que promete ser muito bonito e que seja “do tamanho do Padre Pelágio, mesmo com nossa falta de recurso, não é um filme de grande orçamento, mas conquistamos muito com ele. Estamos esperando mostrar um resultado muito bom, bem legal, essa nossa certeza nos dá direito de fazer grandes planos”.