Crítica

Game of Thrones: o jogo virou

Vai ser difícil fugir de Game of Thrones agora. A sexta temporada da série de…

Vai ser difícil fugir de Game of Thrones agora. A sexta temporada da série de fantasia sombria da HBO acaba de encerrar a sua sexta temporada com um episódio de quase 1h10 de duração que conseguiu enlouquecer os fãs nas redes sociais e deixar todo mundo cheio de expectativa para sua penúltima temporada no ano que vem.

E esse resultado foi uma grande surpresa.

A sexta temporada da série estreou em abril após sofrer duras e pesadas críticas no ano passado. A quinta temporada se afastou bastante do material original e incluiu diversas cenas desnecessárias de estupro e violência contra mulheres ao ponto que chegou a repercutir em diversos veículos de comunicação.

Tendo isso aliado ao fato de que a nova temporada traria conteúdo 100% inédito – avançando completamente além dos cinco livros escritos pelo autor George R.R. Martin -, os novos episódios prometiam encheção de linguiça e várias outras questões problemáticas. Felizmente, não foi isso o que aconteceu.

Guiados por pontos-chave na trama compartilhada por Martin, a série na verdade alçou voo livre das amarras dos romances. Em dez episódios, a trama progrediu horrores, com grandes desenvolvimentos em praticamente todos os dez episódios, com raras exceções.

Tudo isso culminou em um season finale impressionante, trazendo reviravoltas, acontecimentos há muito aguardados e até a confirmação parcial de uma longa teoria dos fãs. E claro, mortes. Após anos com a série se expandindo, as amarras e os ciclos e arcos dos personagens finalmente começam a se fechar e a se encaminhar para um final definitivo.

Mirando descaradamente nos Emmy desse ano, o nível de produção subiu muito, com efeitos especiais nunca antes vistos no seriado e cenas visualmente incríveis e de tirar o fôlego. O maior destaque, é claro, vai para A Batalha dos Bastardos que rapidamente passou a ser considerada a maior e melhor batalha de toda a série, superando o Massacre de Durolar na quinta temporada.

A temporada toda parece ter passado por um efeito catártico: depois de cinco anos vendo os mocinhos se dando mal, a sexta temporada marca, finalmente, a hora da virada. Ao final da temporada, o jogo dos tronos virou completamente com novos inimigos e aliados, novos reis e uma nova guerra iminente.

O futuro de Game of Thrones parecia tão escuro e sombrio quanto sua narrativa, mas os produtores finalmente conseguiram virar o jogo. O inverno há muito prometido finalmente chegou à série, mas conforme o futuro de Westeros fica mais escuro, o da série fica mais brilhante. Difícil agora é esperar mais um ano para saber para onde a série se encaminha.