cinema

Indicado ao Oscar, ‘Marcel the Shell with Shoes On’ coloca sentimentos grandiosos em uma concha de 2 centímetros

Filme levou sete anos para ser feito e encanta pelo capricho, delicadeza nos detalhes e trama fofa, mas jamais boba

Filme encanta pelo capricho e trama fofa, mas nada boba Indicado ao Oscar, Marcel the Shell with Shoes On comprime sentimentos universais

Um dos candidatos ao Oscar de ‘Melhor Animação‘ na premiação do próximo 12 de março (além de três indicações ao Annie Awards, o Oscar da animação), ‘Marcel the Shell with Shoes On’ é um filme peculiar. Este falso documentário da A24 combina um elegante stop-motion com cenários reais para dar vida às aventuras de uma concha de 2,5 centímetros, que tem apenas um olho e calça um par de sapatos coloridos. Mas engana-se quem pensa que o longa é para criancinhas – pelo contrário.

Marcel é uma jovem concha que mora em uma casa humana com sua avó, Connie. Uma tragédia separou os dois do restante da família, mas Marcel ainda tem esperança de reencontrá-los. É uma trama fofa, mas nunca boba. Com humor, o filme faz reflexões sobre o mundo e trata temas como morte, luto, saudade, traumas, relações familiares, perseverança, desapego e aceitação, além da dificuldade de lidar com mudanças e de se habituar a novas realidades. É a humanidade pelo olhar irônico de uma concha falante que dá valor às “pequenas coisas” (não somente aos pequenos objetos, claro).

O personagem-título tem uma personalidade tão grande que parece não caber naquele corpo minúsculo. E como se não bastasse toda a história que pode tocar o marmanjo mais ranzinza, ‘Marcel the Shell with Shoes On’ é cuidadosamente filmado, uma obra em que a paixão de todos os envolvidos na produção se exprime em cada frame. E tudo isso faz-se entender no fato de que o filme levou sete anos para ser concluído, como explicou o diretor, produtor e roteirista Dean Fleischer-Camp ao The New York Times:

(Foto: Divulgação A24)

Primeiro filmamos os cenários, as locações live-action – basicamente, o filme inteiro sem os personagens. A segunda fase foi filmar todas as cenas com Marcel e qualquer um dos objetos animados, colocados meticulosamente nos cenários, com a iluminação igual à locação real“, disse Dean Fleischer-Camp.

Segundo Dean, para cada semana de gravação era aproveitado cerca de 20 segundos de filmagens, tamanha a complexidade. É um trabalho para se ficar orgulhoso.

‘Marcel the Shell with Shoes On’ não deve levar a estatueta do Oscar para casa – essa deve ir para as mãos de Guillermo Del Toro por seu Pinocchio. Mas, com seus incríveis 98% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes, ‘Marcel’ merece todos os aplausos por ser totalmente convincente na forma como envolve tudo com inocência e, na mesma medida, maturidade. A pequena concha com o coração do tamanho do oceano tem muito a ensinar.

• Crítica: sensação entre fãs do terror, ‘Pearl’ transforma sonho em pesadelo